O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, entidades de representação dos jornalistas brasileiros, manifestam total repúdio às agressões verbais e ameaças de agressão física realizadas por manifestantes do ato antidemocrático contra a jornalista Mayara Rocha, ocorrido nesta quinta-feira, 10/11, nas proximidades do Comando Militar da Amazônia – CMA, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Diante de imagens e de declarações de profissionais jornalistas, que reafirmaram as ameaças de agressões a outros profissionais da imprensa registrados no acompanhamento das manifestações, o SJP/AM requer a adoção de medidas de proteção junto às autoridades públicas de segurança do Estado.
O exercício profissional deve ser assegurado para garantia do direito à informação da sociedade e do direito do cidadão de ser bem informado.
Cabe neste momento à empresa da jornalista a representação judicial, pois a mesma se encontrava em plena atividade de trabalho. O SJP/AM e a Fenaj solidarizam-se com a jornalista Mayara Rocha, colocando-se à disposição para posteriores ações em defesa do pleno exercício profissional de forma individual e coletiva.
Manaus, AM, 11 de novembro de 2022.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ