Nota oficial em apoio à Fabiana Tostes

143

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindijornalistas do Espírito Santo repudiam de forma contundente a atitude do senador licenciado Marcos do Val (Podemos-ES), que, em uma live transmitida em seu canal no YouTube no sábado, 20 de setembro, expôs, humilhou e ofendeu publicamente a jornalista Fabiana Tostes, da coluna Olho No Poder, da Folha Vitória.

Durante a transmissão, o senador fez críticas agressivas à reportagem publicada pela jornalista, e, sem qualquer aviso prévio, realizou uma ligação telefônica ao vivo para Fabiana Tostes, utilizando termos ofensivos e deixando a profissional em uma situação constrangedora, apesar das inúmeras tentativas da jornalista de esclarecer que as informações publicadas foram repassadas pela própria assessoria do parlamentar. Mesmo assim, Marcos do Val insistiu em acusações infundadas, ameaçou pressionar os empregadores da profissional e exigiu a retirada do conteúdo jornalístico do ar. Após o encerramento da ligação, o senador ainda incitou seus seguidores contra a imprensa, promovendo desinformação e descredibilização do trabalho jornalístico.

Esse tipo de conduta é absolutamente inaceitável, especialmente quando parte de uma autoridade pública, eleita para representar democraticamente a sociedade. O ataque à jornalista Fabiana Tostes representa uma tentativa clara de intimidação e censura, ferindo gravemente os princípios da liberdade de imprensa e o direito à informação.

A FENAJ e o Sindijornalistas-ES reafirmam seu compromisso com a defesa intransigente do jornalismo livre e ético, nos solidarizamos com a jornalista Fabiana Tostes e nos
colocamos à disposição para apoiá-la em todas as medidas legais cabíveis para garantia de sua integridade profissional e pessoal.

Diretoria da FENAJ e do Sindijornalistas-ES