O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – Sinjor/Am e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ vêm a público condenar as ameaças contra o repórter Gabriel de Abreu Lima e o repórter cinematográfico Alan Glesseir, pertencentes a equipe de reportagem da TV Norte Amazonas (SBT Manaus), durante evento de campanha da candidata Patrícia Lopes (União Brasil) à reeleição para Prefeitura do município de Presidente Figueiredo (distante 99 Km de Manaus), registradas na noite de segunda-feira, dia 9 de setembro.
Em defesa das liberdades de expressão e de imprensa, destacamos que as equipes e assessorias dos candidatos(as) nas eleições municipais 2024 devem estar preparadas para atender os profissionais de imprensa. Por sua vez, as equipes de reportagem dos veículos de comunicação devem pautar suas condutas com base nas orientações e princípios contidos no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
O Sinjor/Am e a FENAJ condenam todo tipo de violência ao exercício profissional dos jornalistas, exigem a apuração dos fatos e solidarizam-se com os repórteres Gabriel Abreu e Alan Glesseir.
Manaus, 12 de setembro de 2024.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SINJOR/AM
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ