objETHOS lança guia inédito sobre cobertura da pandemia

10

O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) está lançando o Guia de Cobertura Ética da Covid-19, uma publicação gratuita e dirigida a jornalistas. O guia foi baseado em alguns dos principais manuais e listas de recomendações que vêm circulando internacionalmente desde o início da pandemia. “Percebemos que havia pouquíssimas referências do tipo em língua portuguesa, e nenhum guia específico com aspectos éticos. Esperamos contribuir com os colegas jornalistas com mais este material de orientação”, explica o professor Rogério Christofoletti, um dos coordenadores do objETHOS. 

Produzido pela equipe do objETHOS, o guia é dividido em quatro seções, chamando a atenção para cuidados com as informações, com as fontes, com o público e com os próprios jornalistas. Nas páginas finais, a publicação oferece um conjunto de links para outros manuais e referências. O Guia de Cobertura Ética da Covid-19 foi especialmente projetado para estar à mão de repórteres e editores. Por isso, é plenamente compatível para ser lido e consultado pelo celular. Para baixar gratuitamente, clique aqui.

O objETHOS é uma iniciativa do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, e desde 2009 oferece conteúdos, análises e materiais que discutem jornalismo e ética.

Fonte: objETHOS