Pesquisa entre jornalistas do Paraná mostra que salários são insuficientes e sobrecarga de trabalho

589

Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), entre os dias 1 e 10 de fevereiro, mostra que os salários pagos pelos empregadores são insuficientes para atender as necessidades dos profissionais. O dado é o que mais preocupa, uma vez que 9 em cada 10 jornalistas que responderam o questionário consideram ter rendimentos abaixo do que precisam.

Outro dado preocupante da pesquisa é a sobrecarga de trabalho. A grande maioria dos participantes respondeu que estão sobrecarregados e sofrem pressão por quantidade de trabalho, em detrimento da qualidade. A maioria também disse já ter presenciado ou sofrido assédio moral no trabalho. Preocupa ainda, as demissões de profissionais com maiores salários para contratar novos jornalistas, com salários inferiores.

Além da reposição das perdas salariais e do reajuste integral da inflação na data base, os jornalistas veem como prioridades plano de saúde, plano de cargos e salários, vale alimentação, participação nos lucros e resultados e ajuda de custo para trabalho remoto (home office).

Segue link e PDF com resultado dos principais dados da pesquisa, os quais servirão de base para negociações com os empregadores.

http://files.dohms.com.br/files.sindijorpr.org.br/arquivos/documentos-gerais/Pesquisa%20Campanha%20Salarial%202022-2023%20Resultados.pdf