Eleições da FENAJ: Prazo para Sindicatos entregarem lista de votantes vai até 15/07

160

Jornalistas sindicalizados até abril de 2022 e em dia com seus Sindicatos  poderão participar das eleições da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que acontecem nos dias 26, 27 e 28 de julho. Na próxima sexta-feira, dia 15 de julho, encerra-se o prazo para os Sindicatos enviarem a lista dos aptos a votar à Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Como votar

A eleição da FENAJ de 2022 será a primeira da história de 76 anos da entidade totalmente on-line. O processo espelha-se no adotado por alguns Sindicatos de Jornalistas, com desenvolvimento da urna virtual por uma empresa de Santa Catarina.

Os associados aptos em seus estados receberão em seu e-mail uma senha para acesso à urna virtual. E votarão para a Diretoria e Conselho Fiscal da FENAJ, além da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas.

Para a Diretoria e Conselho Fiscal está inscrita a chapa única Unidade na Luta, presidida por Samira de Castro (CE) e composta por jornalistas de todas as regiões do país e de praticamente todos os Estados. Já para a Comissão de Ética dos Jornalistas Brasileiros estão inscritas seis candidaturas. Cada jornalista apto(a) poderá votar em até cinco delas.

A presidenta da Federação, Maria José Braga, conclama a categoria a se habilitar junto à entidade de base e fortalecer o processo democrático para escolha dos novos dirigentes que irão tocar as lutas em defesa da categoria, do jornalismo e da democracia.

Leia também:

Chapa “Unidade na Luta” concorre à direção da FENAJ