A importância do Jornalismo no combate à desinformação no setor público foi tema da palestra proferida pela presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, durante a segunda edição do E-Com: Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado, promovido pela Secretaria de Comunicação do Governo de Sergipe, no último sábado (25/05), em Aracaju. O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre jornalistas, radialistas, publicitários e social mídias, no Centro de Eventos da capital sergipana.
Samira de Castro discorreu sobre os valores do jornalismo na atualidade, com foco nas problemáticas que envolvem a desinformação, suas consequências e formas de combatê-las. “Hoje em dia, as assessorias de Comunicação, sobretudo as dos governos, são as que mais produzem conteúdo de interesse público para a sociedade. Debater essa comunicação estratégica é um antídoto para combater a desinformação, o discurso de ódio e outras formas de manipular a população e fazer com que os serviços públicos sejam acessados de maneira correta”, disse ela, destacando que um terço dos jornalistas brasileiros atuam fora da mídia, principalmente em assessorias de Imprensa ou Comunicação.
Samira de Castro pediu o apoio dos jornalistas sergipanos à PEC do Diploma, que busca restabelecer a formação de nível superior específico como critério de acesso à profissão. “Necessitamos retormar o diploma não como um mero documento, mas pelo papel fundamental que temos no combate à desinformação, inclusive no serviço público”, ponderou.
Já o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Segipe (SindijorSE), Milton Alves Júnior, destacou a importância da unidade da categoria, para o fortalecimento da entidade sindical e da própria FENAJ.
Programação
O E-Com foi aberto pelo secretário Especial de Comunicação Social, Cleon Nascimento, que indicou a importância do alinhamento estratégico e da padronização dos fluxos de comunicação pública para a qualidade e a transparência da informação que é passada ao povo sergipano. “A informação, quando bem utilizada, revela-se uma grande ferramenta de manutenção da cidadania, e, quando nos preocupamos com a qualificação das nossas equipes de comunicação, estamos pensando na qualidade dessa informação. É fundamental que os conteúdos sobre os serviços ofertados pelo Governo do Estado aos sergipanos cheguem de forma clara, acessível e direta para a população”, disse.
O ciclo de palestra da manhã foi iniciado pelo procurador do Estado Alexandre Augusto, que discorreu sobre questões pertinentes à legislação e comunicação, especialmente aquelas relacionadas ao princípio da impessoalidade. “A comunicação é fundamental para uma boa governança, para uma boa relação com a população e para que a população participe da gestão, das políticas públicas. É um mecanismo que nos une tanto comunidade quanto sociedade. Esse tipo de evento é muito importante para que haja um alinhamento completo entre os assessores de Comunicação, até para que essa comunicação seja assertiva e impessoal e que todos possam ter benefícios a partir de uma comunicação efetiva”, evidenciou o palestrante.
Na ocasião, os membros da comunicação da gestão estadual também puderam aperfeiçoar os conhecimentos em gestão de crise, por meio da palestra da jornalista Clécia Carla, que elencou as principais estratégias que podem ser adotadas para evitar ou gerenciar essa problemática. “As crises podem ser evitadas, e se você faz uma gestão de risco e planeja isso estrategicamente, ela pode ser minimizada. Apesar de o gerenciamento da crise ser uma questão mais administrativa de gestão pública, é a comunicação que vai dar o tom e a narrativa de como e do que deve ser feito para mitigar esse processo ou para reduzir os danos, porque isso impacta na gestão e impacta o cidadão na ponta, que escolheu um representante para gerar benefícios para a sociedade”, sintetizou.
Com informações da Secom do Governo de Sergipe
Fotos: Igor Matias