Seminário “Jornalismo, sim!” da Região Sul acontecerá no dia 27/07 e está com inscrições abertas

38

A etapa Sul dos seminários regionais  “Jornalismo, sim!” acontecerá na próxima terça-feira (27/07), a partir das 20h, reunindo jornalistas que atuam no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A série de eventos on-line é uma iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com apoio da Union to Union e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Os seminários têm o objetivo de debater com a categoria, nesse primeiro momento, as propostas de taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo.

As inscrições para participar da sala de debate virtual devem ser feitas pelo link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_HAxoPyKBRnCT4soh3qdugQ. Os inscritos vão receber certificados de participação. Os debates também serão transmitidos pelas redes sociais da FENAJ e dos sindicatos filiados.

Debatedores:

Maria José Braga – presidenta da FENAJ e membro do Comitê Executivo da FIJ. Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Graduada e mestre em filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Elizabeth Lacerda – jornalista, com pós-graduação em Vídeo e Televisão pela Universidade de Alicante (Espanha) e Mestrado em “Media Arts & Production” pela Universidade de Tecnologia de Sydney é correspondente estrangeira na Austrália desde 2011. Trabalhou em diversos veículos do Rio Grande do Sul e no Brasil. Também atuou como produtora para a Canadian Broadcasting Corporation (CBC – Canadá), Special Broadcasting Service (SBS – Austrália). Liz Lacerda, como é conhecida, é integrante do Comitê Executivo da Foreign Correspondents’ Association (FCA) – Australia & South Pacific (Associação dos Correspondentes Estrangeiros da Austrália e Pacífico Sul).

Rafael Grohmann – editor da revista Fronteiras – Estudos Midiáticos. Doutor em Ciências da Comunicação, com estágio de pós-doutorado pela UFRJ. Professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour. Coordenador no Brasil do projeto Fairwork, vinculado à Universidade de Oxford. Pesquisador financiado da Universidade de Cambridge no âmbito do projeto Histories of Artificial Intelligence. Membro do Conselho Científico do Center for Critical Internet Inquiry (C2i2), da Universidade da California, Los Angeles (UCLA). Diretor da Labor Tech Research Network.

Coordenador:
José Nunes – jornalista,  presidente da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, atual vice- presidente da Regional Sul da FENAJ. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul.  Atuou em diversos veículos  de São Leopoldo, Porto Alegre e Caxias do Sul.  Também foi assessor de  imprensa e atualmente trabalha como diretor-geral adjunto do Serviço Municipal de Água e Esgoto – Semae de São Leopoldo.

Sobre os seminários regionais

A FENAJ e os seus sindicatos filiados estão debatendo, com a categoria e com a sociedade, a implementação no país da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, iniciativa apresentada pela FIJ e que prevê o desenvolvimento do jornalismo, por meio da implementação de formas de financiamento direto para a produção jornalística, a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

Depois de debater o tema inicialmente com especialistas, a FENAJ chegou à proposta de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), um imposto especial que permite sua destinação a determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas.

A Federação espera difundir sua proposta para a categoria, conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil e encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da CIDE e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo. Para isso, está realizando os 10 seminários on-line, em todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Confira a agenda para sua região:

Seminários com jornalistas
Região Sul – 27 de julho – terça-feira – 20h
Região Sudeste – 28 de julho – quarta-feira – 20h
Região Centro-Oeste – 29 de julho – quinta-feira – 20h30 (horário de Brasília)
Região Nordeste – 3 de agosto – terça-feira -20h

Seminário on-line com entidades da sociedade civil
Região Nordeste – 19 de agosto – quinta-feira – 18h
Região Sul – 24 de agosto – terça-feira
Região Sudeste – 26 de agosto – quinta-feira
Região Centro-Oeste – 30 de agosto – segunda-feira – 20h30
Região Norte – 31 de agosto – terça-feira – 20h (horário de Brasília)