Sindicato de Minas Gerais repudia novas demissões no jornal O Tempo

613

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais repudiou as novas demissões no jornal O Tempo, ocorridas na terça-feira (21/7). Foram dispensados 11 jornalistas, além de empregados do departamento comercial e do setor de telemarketing. Este é o segundo corte de funcionários na redação do jornal em 2015. O Sindicato colocou sua assessoria jurídica à disposição dos profissionais demitidos e estuda medidas jurídicas contra o corte de pessoal.

No dia 25 de maio houve a dispensa de jornalistas nas editorias de Cidades, Política e Esportes, além de empregados de outros setores. Agora em julho foram demitidos um subeditor, um produtor, seis redatores júnior e três repórteres júnior, reduzindo a redação unificada para os jornais O Tempo, Super Notícia e Pampulha, que antes contava com 167 profissionais, de acordo com dados da empresa.

Assim como no processo de demissão anterior, a diretoria da Editora Sempre alegou que as demissões desta semana são decorrência normal da queda de faturamento. O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, no entanto, contesta e considera que a medida configura demissão em massa.

Os jornalistas demitidos devem procurar a entidade que irá defender seus direitos. O Sindicato manifestou preocupação com os cortes ocorridos em O Tempo e está analisando o caso, para tomar as medidas jurídicas cabíveis.