O Sindicato dos Jornalistas do Sergipe emitiu nota oficial prestando solidariedade ao jornalista Cláudio Nunes, agredido pelo deputado Walmir Monteiro. Leia a nota:
“O Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe presta solidariedade ao jornalista Cláudio Nunes, colunista do Informe Reservado, que foi agredido verbalmente pelo deputado estadual Walmir Monteiro, PFL, em plena tribuna da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe nesta quarta-feira, dia 20. O parlamentar não gostou dos comentários feitos pelo jornalista a respeito de sua atuação política e, destemperadamente, passou a agredir Cláudio Nunes intitulando-o de moleque” e que “vive mamando”. O deputado, sem a devida informação, chega a responsabilizar o jornalista pela “charge” (desenho) no citado informe. Qualquer cidadão tem o direito de discordar de opiniões veiculadas pela imprensa. Além de discordar, caso entenda, pode até buscar a devida reparação.
No entanto, jamais e em tempo algum, deve agredir a conduta pessoal e profissional de quem quer que seja. O Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe defende com intransigência a liberdade de expressão e de imprensa bem como entende que o acesso à informação pública é uma condição inerente à condição de vida em sociedade. O exercício da profissão do jornalista é de finalidade pública e ele conquistou a liberdade para comentar, noticiar, opinar desfavoravelmente sobre quaisquer agentes públicos, suas ações e omissões. Além de prestar solidariedade, esta entidade sindical coloca a sua assessoria jurídica à disposição do seu filiado para eventuais desdobramentos deste caso.
Aracaju, 20 de outubro de 2004
José Cristian Góes – Presidente/Sindijor”





