Sindicato dos Jornalista do Estado do RJ repudia ameaças a colunista do TP

6
Eduardo Vasco (à direita) com outros correspondentes de guerra e soldados russos no front ucraniano

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro repudia as ameaças e intimidações ao jornalista Eduardo Vasco, colaborador do jorna Toda Palavra por pessoas identificadas pelo jornalista como agentes do regime ucraniano no Brasil.

Eduardo Vasco atuou como correspondente de guerra na Ucrânia, cobrindo pelo front russo e escreveu um livro reportagem da guerra “O povo esquecido, uma história de genocídio e resistência no Donbassa”.

O Sindicato expressa todo apoio ao jornalista Eduardo Vasco, que em hipótese nenhuma não pode ser intimidado no seu exercício profissional. Qualquer ação dessa natureza é um crime contra a liberdade de expressão e o exercício livre e constitucional do jornalismo.

Esta agressão ao Jornalista Eduardo Vasco, além de ir de encontro a natureza do jornalismo de informar sem controle, sem censura, mas também uma afronta a Democracia no Brasil.

O Sindicato vai encaminhar esta denuncia a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) , a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e ao Ministério das Relações Exteriores e a OAB-Nacional.