Sindicato dos Jornalistas repudia agressões de Bolsonaro a repórter da Folha

843

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal – SJPDF divulgou, na quarta-feira, 17, nota repudiando as agressões do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ao jornalista Rubens Valente, da sucursal em Brasília do jornal Folha de S. Paulo. O repórter é autor da matéria “Bolsonaro era agressivo e tinha ‘excessiva ambição’, diz ficha militar”, sobre documentos do Exército acerca do parlamentar carioca.

O canal de Jair Bolsonaro no Youtube divulgou o  vídeo da entrevista conduzida por Valente, que mostra diversas agressões do parlamentar contra o repórter, além de um tratamento totalmente desrespeitoso.

Em nota, a diretoria do SJPDF afirmou que cobrará explicações do parlamentar, bem como sua retratação. Disse ainda que a liberdade de expressão e o direito à vida íntima de entrevistados não justifica qualquer tipo de agressão ou tratamento desrespeitoso. E concluiu que “independentemente da posição ou orientação ideológica, políticos e autoridades precisam respeitar o trabalho da imprensa. A imprensa não está acima da lei e da crítica, mas ponderações e reclamações devem ser feitas de forma respeitosa e nos fatos, não na desqualificação pessoal dos profissionais”.

Com informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal

Foto: SJPDF