Sindicato lança Prêmio Jornalista Abdias Nascimento

156
Em 2011, Ano Internacional dos Afrodescendentes declarado pela ONU, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) lança a 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), o prêmio estimula a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra. Acompanhe, ainda, informações sobre o Cobrascom 2011, a nova edição do programa “Jornalismo em Debate”, a abertura de inscrições ao Programa Balboa para Jovens Jornalistas e sobre prêmios com inscrições abertas.

O lançamento do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento será dia 10 de maio, às 14 horas, no auditório do SJPMRJ (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, no Centro do Rio de Janeiro) e contará com as presenças da jornalista Miriam Leitão e do professor Muniz Sodré que farão uma palestra sobre “A questão negra na mídia contemporânea”. Na ocasião, Abdias Nascimento – um dos principais ícones da luta contra o racismo – será homenageado com uma placa com o seu registro profissional de jornalista, datado de 1947.

Batizado em homenagem a este ativista histórico dos direitos humanos, o Prêmio destacará a produção de conteúdos jornalísticos que contribuam para a prevenção, o combate às desigualdades raciais e a eliminação de todas as formas de manifestação do racismo. Desta forma, objetiva estimular a prática de um jornalismo plural com foco na promoção da igualdade racial.

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento contempla sete categorias: mídia impressa; televisão; rádio; mídia alternativa ou comunitária; fotografia; Internet; e categoria especial de gênero, com destaque para as reportagens com foco nas demandas femininas. A melhor reportagem de cada categoria receberá o prêmio de R$ 5.000,00. Os vencedores serão anunciados em uma grande festa que ocorrerá em novembro, mês de comemoração da Consciência Negra.

As inscrições estarão abertas no período de 11 de maio e 19 de agosto de 2011.. As reportagens inscritas devem ter sido veiculadas ou publicadas entre 01 de janeiro de 2009 e 30 de abril de 2011. Entre os temas sugeridos para concorrer ao Prêmio, estão: saúde da população negra, intolerância religiosa, juventude negra, ações afirmativas, empreendedorismo, desigualdades, direitos humanos, relações raciais, políticas públicas, populações/comunidades tradicionais e discriminação racial. Para mais informações sobre o Prêmio, clique aqui.

Fórum promove Cobrascom 2011 e Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O Fórum Nacional de Comunicação & Justiça promove, de 20 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, o VII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça – CONBRASCOM 2011, com o tema “Direitos Fundamentais da Comunicação”. Além de debater as garantias constitucionais no campo da comunicação, a programação do congresso também prevê painéis com os temas “A Justiça na Pauta de Notícias”, “A Comunicação como Princípio de Transparência na Administração Pública Brasileira”, “A Gestão da Comunicação no Serviço Público” “Comunicação Social e Marco Regulatório: Questão Inconstitucional ou Inconveniente” “A Resolução Nº 85 do CNJ – Concepção e o Desafio da Aplicação”, “A Comunicação Pública como Ferramenta de Inserção Social”, “Assessoria de Comunicação Pública na Era da Web 2.0”. Também ocorrerão reuniões setoriais e oficinas com capacitação em reportagem de TV, reportagem de rádio e contratação no serviço público.

Paralelo ao congresso, acontece a nona edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça que, em 20 categorias, vai eleger os melhores trabalhos das Assessorias de Comunicação do Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

“Jornalismo em Debate” analisa cobertura do massacre em Realengo
A segunda edição do programa “Jornalismo em Debate”, com o tema “Cobertura do Massacre em Realengo: Espetáculo ou informação de interesse público? Reportar o drama ou dramatizar a reportagem?”, transmitido pela Rádio Ponto UFSC, está disponível aos interessados em www.radio.ufsc.br, na opção “Programas”. O programa da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania terá edições quinzenais e se destina a promover debates sobre temas relativos ao exercício da cidadania e à prática responsável do jornalismo. A novidade é que agora o programa conta com um endereço eletrônico que possibilita a participação do público por meio de sugestões a serem abordadas ou questões para o assunto em foco. Participe pelo e-mailjornalismoemdebateufsc@gmail.com.

Programa Balboa para Jovens Jornalistas abre inscrições
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Programa Balboa para Jovens Jornalistas Iberoamericanos em 2012. Patrocinado pela Telefónica, o programa dura 26 semanas e combina a experiência acadêmica com o exercício diário do jornalismo nas mais tradicionais redações de Madri, na Espanha. O Balboa oferece 20 bolsas de estudos para jovens profissionais de todos os países latino-americanos, passagens aéreas de ida e volta, seguro médico, isenção de matrícula e, sobretudo, uma rica experiência de vida na Europa. As exigências são espanhol fluente, máximo de 32 anos, além de experiência em meios de comunicação ou empresas da área. No total, 26 profissionais brasileiros de vários veículos de imprensa já tiveram a experiência no programa. As inscrições podem ser feitas até o fim de junho. Para mais informações, clique aqui.

Prêmios com inscrições abertas

11º Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica. Inscrições prorrogadas até 12 de maio de 2011Leia mais

31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Inscrições até20 de maio de 2011Leia mais

Prêmio Jabuti 2011. Inscrições até 31 de maio de 2011Leia mais

I Prêmio Estácio de Jornalismo. Inscrições até 30 de junho de 2011Leia mais

8º Prêmio Ocepar de Jornalismo. Inscrições até 11 de julho de 2011Leia mais

Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. Inscrições até 15 de julho de 2011Leia mais

6º Prêmio ABCR de Jornalismo. Inscrições até 1º de agosto de 2011Leia mais

16º Prêmio ABRELPE de Reportagem. Inscrições até 15 de outubro de 2011Leia mais

3º Prêmio Unimed de Jornalismo. Inscrições até 28 de outubro de 2011Leia mais