Sindicatos adotam medidas para garantir segurança dos jornalistas nas eleições municipais

21

Atendendo a orientação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), os Sindicatos filiados adotaram medidas para garantir a segurança e o livre exercício profissional da categoria durante a cobertra das eleições municipais de 2024. Confira abaixo as principais iniciativas:

Amazonas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – Sinjor/AM confirmou a realização de plantão, a partir das 7 horas, nas eleições deste domingo (6/10). Os ofícios foram encaminhados ao Ministério Público do Trabalho (MPT/AM/RR) e aos veículos de comunicação com o objetivo de solicitar apoio e a garantia de segurança às equipes de reportagem durante o certame eleitoral.

Com base na orientação de segurança dos jornalistas feita pela Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj para as eleições, o Sinjor/Am contará com plantão desde as 8h até às 17h (Brasília), tendo como local de referência a sede da entidade, situada na praça Santos Dumont, 15, centro histórico de Manaus.

Nestas eleições, a sede do Sinjor/Am servirá, também, à representação das entidades que formam o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC).

Entre os representantes, quatro foram credenciados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como Observadores Eleitorais. São eles: o advogado e membro do Conselho Federal de Administração (CFA), Inácio Guedes; o advogado e presidente da Comissão de Exame da OAB/Amazonas, Cassius Clei; o advogado e presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/AM), André Caria; e o advogado e presidente da Comissão de Reforma Política da OAB/AM, Carlos Santiago.

Contato:

(92) 3234-9977 ou (92) 99186-0465 (WhatsApp/Presidência). E-mail: sindicato.jornalistasam@gmail.com

Bahia

Neste domingo, 6 de outubro, dia das eleições municipais, o Sinjorba estará de plantão das 8h às 17h para receber denúncias de ataques, ameaças ou intimidações contra jornalistas na cobertura eleitoral.

Acione o sindicato por videoconferência via Zoom ou pelo WhatsApp da entidade (71) 3321-1914. O assessor jurídico Victor Gurgel e a Defensoria Pública da Bahia também estarão disponíveis para assistência.

Essa ação faz parte de uma mobilização nacional da Fenaj, reafirmando nosso compromisso em proteger os profissionais de imprensa e garantir uma cobertura segura e livre. A imprensa forte é fundamental para a democracia.

Ceará

Os diretores do Sindjorce estarão de plantão para prestar apoio a profissionais de imprensa que tenham sido agredidos, ameaçados ou perseguidos, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais. A iniciativa visa oferecer suporte aos jornalistas que se tornaram alvo de violência, motivada por questões políticas, durante coberturas jornalísticas ou em razão de suas opiniões pessoais.

O atendimento será feito por um diretor da entidade, com o respaldo da assessoria jurídica do sindicato. Os jornalistas que precisarem de ajuda podem entrar em contato por meio dos telefones ou WhatsApps (85) 98970-8634 (Secretaria do Sindjorce) e (85) 98867-5620 (Rafael Mesquita – Presidente), além do email sindjorce@sindjorce.org.br e das redes sociais do sindicato no Facebook e Instagram.

Além do atendimento direto, o Sindjorce está recolhendo relatos de tentativas de cerceamento do exercício profissional e casos de censura, que serão encaminhados às autoridades competentes. A entidade busca identificar situações em que jornalistas tenham sido vítimas de agressões físicas ou outros tipos de violência relacionados ao processo eleitoral.

Espírito Santo

O Sindijornalistas/ES estará de plantão neste domingo, 06/10, para receber demanda dos jornalistas que estejam trabalhando na cobertura da eleição no Espírito Santo e porventura sofram alguma tentativa de impedimento para o exercício profissional. Ligue para o número: (27)9.9759-2699.

“Esperamos ter em nosso Estado eleições tranquilas no clima de democracia e respeito. Estaremos à disposição em casos que fujam da normalidade. Um bom trabalho aos colegas que contribuem na defesa da democracia levando informações de qualidade à sociedade” comenta Suzana Tatagiba coordenadora geral do Sindijornalistas.

Município do Rio de Janeiro

O Sindicato estará de plantão neste domingo, 06/10, para receber demanda dos jornalistas que estejam trabalhando na cobertura da eleição, no município do Rio de Janeiro, que porventura sofram alguma tentativa de impedimento para o exercício profissional.  A adoção de plantões das direções sindicais faz parte do conjunto de medidas divulgadas pela Fenaj no sentido de garantir a segurança dos jornalistas nesta reta final de campanha das eleições municipais de 2024.

O telefone do SJPMRJ para qualquer ocorrrência é (21) 99278-2137.

Paraná

O SindijorPR solicitou formalmente o apoio do Ministério Público do Trabalho e das entidades patronais para a adoção de medidas de prevenção aos casos de ataques contra jornalistas que irão trabalhar durante a cobertura do primeiro turno das eleições municipais, no próximo domingo (06/10).

O SindijorPR, que já vem acompanhando há meses situações de ameaças prévias a jornalistas, também orienta a adoção de protocolos internos para cobertura segura e, no caso daqueles que já o possuem, para que reforcem as orientações junto de suas equipes. Jornalistas que lamentavelmente venham a sofrer ataques durante a cobertura do primeiro turno devem registrar Boletim de Ocorrência, comunicar o caso às suas chefias, além de acionar o Sindijor.

O Sindicato estará monitorando as ocorrências relacionadas às eleições no domingo (06) por meio de seus canais oficiais.

Rio Grande do Sul

Se colegas jornalistas se sentirem ameaçados durante o pleito é importante denunciar ao seu Sindicato para que seja possível apurar a atitude e condenar tal prática. Para entrar em contato com o SindJoRS é possível acionar a entidade pelo WhatsApp (51) 3228 8146 ou no endereço eletrônico secretaria@jornalistas-rs.org.br.