Sindicatos realizam atividades em alusão ao Dia do Jornalista

229

Lives, atos públicos, homenagens e festas estão na agenda programada pelos Sindicatos filiados à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) para marcar a passagem do dia dedicado à categoria no Brasil. No 7 de abril, a luta por direitos também não para. A FENAJ está com uma campanha nas redes sociais, destacando a importância do trabalho dos operários e operárias da notícia, que estão sempre presentes diante dos fatos, trazendo a informação de verdade, combatendo a desinformação e escrevendo a história.

Confira a programação nos Estados:

Acre

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) convida a categoria para participar de um café da manhã oferecido pelo Governo do Acre e Secretaria de Comunicação, na quinta-feira, às 8h30, no Memorial dos Autonomistas. O café oferecido é em alusão ao Dia do Jornalista.

Amazonas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM vai realizar o lançamento oficial do projeto do Selo de Jornalismo Profissional, em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil-seção Amazonas; a Universidade Federal do Amazonas (Ufam); a Arquidiocese Metropolitana de Manaus e a Comissão de Ética da entidade. O evento acontecerá nesta quinta-feira, às 10h, no salão Solimões, anexo do Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1058 – Centro Histórico). A proposta do Selo de Jornalismo Profissional é o de se estabelecer como uma ferramenta de combate a fake news e a desinformação, auxiliando as empresas credenciadas e jornalistas profissionais na produção de notícias, em bases éticas, com qualidade e de interesse público.

Bahia

O Sinjorba promove amanhã, às 19h, o debate “A Precarização do Mercado de Trabalho Jornalístico”. A atividade terá como palestrantes o Diretor da FENAJ e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Paulo Zocchi e pelo jornalista e analista do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Marcos Verlaine. Além de marcar o Dia do Jornalista, essa primeira atividade pretende abrir o debate sobre a banalização da nossa profissão, manifestada em várias facetas negativas: baixa remuneração, contratos de trabalho precários, desrespeito à jornada de 5 horas diárias, contratações irregulares, entre outros problemas enfrentados pela categoria. O debate acontece será transmitido pelo canal do Youtube do Sinjorba.

Ceará

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), a Associação Cearense de Imprensa (ACI) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindRadioCE) realizam, amanhã, Ato em Defesa da Liberdade de Imprensa, dos profissionais da Comunicação e da Democracia. O evento conjunto acontece a partir das 10h, no auditório da ACI (Rua Floriano Peixoto, 735, Centro – 6º andar), e marca o transcurso do 7 de Abril – Dia do Jornalista. Na ocasião, haverá o lançamento local do Relatório da FENAJ sobre violência contra jornalistas e violações à liberdade de imprensa no Brasil. No evento, as entidades buscarão tratar do balanço de casos de violência registrados contra jornalistas, radialistas e profissionais da comunicação. Também será abordada a formulação de propostas que possam resultar em um protocolo de medidas que resguardem a segurança destes profissionais, sobretudo diante da cobertura do processo eleitoral deste ano.

Distrito Federal

No Dia do/a Jornalista, o Sindicato do DF reúne em uma live dois profissionais que, por perspectivas distintas, conhecem os dilemas e desafios da cobertura em tempos de guerra e de ameaças à democracia, com o tema “Jornalismo em tempo de guerra e ameaças à democracia”. Os convidados são Jamil Chade correspondente na Suíça desde o ano 2000, acompanhou inúmeras crises internacionais a partir de Genebra, sede dos organismos de direitos humanos da ONU e Luciane Agnez, professora de Jornalismo no IESB e na UnB, dedicou ao trabalho dos jornalistas no exterior o seu trabalho de mestrado, representado no livro “Correspondente internacional: uma carreira em transição”. O debate será mediado por Silvio Queiroz, coordenador-geral do SJPDF e colunista do Correio Braziliense, que cobre o noticiário internacional há três décadas. Transmissão pelas redes do SJPDF (Facebook, Youtube e Twitter).

Goiás

O Sindicato dos Jornalistas de Goiás realizou o lançamento da campanha salarial com outdoors espalhados pela cidade de Goiânia.

Minas Gerais

Em uma discotecagem para “quebrar o pescoção”, os jornalistas e pesquisadores de música Thiago Pereira e Bruna Vilela vão fazer um passeio por brasilidades dos anos 60 até os anos 00, passando por clássicos gringos do soul, funk, disco, pop e rock de todas as épocas. A pauta é uma só: cansar os quadris, sem se  preocupar com o deadline da noite! E esquecer, ao menos momentaneamente, a precarização e a violência. Casa Matriz abre partir das 19h, com entrada a R$ 5,00.

Pará

No Dia da e do Jornalista, os colegas que atuam em Belém, no Pará, terão encontro marcado às 19h, nono Klandestino Bar, na Praça Ferro de Engomar. A programação festiva inclui bate-papo, reencontros, boa música, cervejinha gelada e desconto especial pra categoria. Já a Diretoria Regional do Tapajós do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjorpa) realiza, amanhã, uma live com o tema “Jornalismo e os novos desafios da profissão: empreendedorismo, luta e resistência. Será a partir das 19h30, na Fanpage da DRTap.

Rio Grande do Sul

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors – programou uma série de encontros de suma importância para a categoria. Na quinta-feira à tarde, a partir das 14h, ocorre mais uma reunião preparatória da Assembleia de Aprovação de Pauta das reivindicações da Convenção Coletiva 2022/2023. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3uIK8GC. O ciclo de encontros iniciou ontem (06/04), às 19h,  destacando-se a presença de jornalistas do interior do Estado, especialmente Canguçu e Passo Fundo. A apresentação dos principais pontos novos a serem introduzidos, na pauta, além dos percentuais de reajuste, será discutida, também, nas reuniões preparatórias de hoje e desta sexta-feira (08/04), às 10h. A ASSEMBLEIA DE APROVAÇÃO DE PAUTA será no dia 11 de abril, segunda-feira, às 19h30.

São Paulo

No próximo sábado, dia 9 de abril, às 11h, o presidente do SJSP, Thiago Tanji, representa a entidade em ato comemorativo ao Dia do Jornalista, na Praça Memorial Vladimir Herzog, atrás da Câmara Municipal. Além de homenagear Elifas Andreato, falecido em 29 de março, haverá a entrega do troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança. Em 2022, o troféu será destinado a Julian Assange, jornalista e fundador da Wikileaks, e ao Consórcio de Veículos de Imprensa. Uma cerimônia, ainda, inaugura 11 placas com o nome dos 1006 jornalistas que assinaram o manifesto “Em nome da Verdade”, de 1975. O documento questionava as circunstâncias da morte do jornalista Vladimir Herzog.