O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), o Sindijor Norte PR e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) trazem a manifestação pública de sua total solidariedade ao jornalista independente Bruno Soares, atuante na região de Foz do Iguaçu, que novamente se tornou alvo de ataques em decorrência de seu trabalho profissional. Em um vídeo com duração de aproximadamente 10 minutos, veiculado nas redes sociais por um candidato à Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, representante de um partido minoritário, foram proferidas acusações infundadas e sem qualquer prova contra o profissional.
O episódio que ocorre em plena fase final do período eleitoral agrava a preocupação com o equilíbrio e a lisura do processo democrático. Por isso, o SindijorPR faz um apelo urgente às autoridades competentes para que tomem providências rápidas e efetivas, passando a coibir práticas ilegais que atentam contra a liberdade de imprensa e o direito à informação. Também é necessário garantir a segurança do jornalista, uma vez que a situação já está sendo informada pelo sindicato, que orientou Bruno Soares a tomar as medidas legais legais para responsabilizar os autores dos ataques.
O jornalismo ético e comprometido é frequentemente alvo de represálias por parte de indivíduos expostos pela imprensa. Contudo, é crucial lembrar que a liberdade de imprensa e o direito à informação são pilares fundamentais de qualquer sociedade democrática e estão assegurados pela Constituição Federal. Esses princípios devem ser respeitados por todas as pessoas.