O Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam a atitude do empresário Luciano Hang de expor o repórter fotográfico Eduardo Matysiak, o que motivou uma série de ataques contra o profissional nas redes sociais.
A atitude do empresário foi tomada após Matysiak ter feito o registro do ônibus “Patriota”, usado por Hang, estacionado em local proibido em Curitiba, no dia 7 de abril de 2022. O ônibus foi multado pelas autoridades de trânsito da capital paranaense.
O Sindijor e a FENAJ ressaltam que o repórter fotográfico Eduardo Matysiak cumpriu a sua função de jornalista ao registrar uma infração de trânsito e que a exposição do profissional e os ataques sofridos por ele são atos que ferem a liberdade de imprensa e o direito de exercício profissional dos jornalistas.
As duas entidades se solidarizam com Eduardo Matysiak e esperam medidas das autoridades e das plataformas de redes sociais para impedir ataques ao profissional e combater as ameaças ao trabalho dos jornalistas.
SindijorPR
FENAJ