O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), frente à dimensão do caso, continuam acompanhando atentamente a tramitação do processo jurídico que envolve o jornalista Ricardo Antunes.
No dia 26 de abril, a Justiça determinou em primeira instância a prisão preventiva, a apreensão do passaporte e a retirada do ar do site do jornalista. A prisão foi revogada em segunda instância no dia 29, contudo as outras decisões não foram revogadas. A retirada do ar do site, especificamente, tem ameaçado a sobrevivência financeira do citado profissional e da equipe de 12 pessoas que trababalham no site, o que muito preocupa o Sinjope e a FENAJ.
As duas entidades, que se posicionaram de maneira firme contra a prisão preventiva de Ricardo Antunes, reafirmam o compromisso em defesa da liberdade de expressão e da livre manistaçação do pensamento, bem como repudiam qualquer caso de censura ou ação que siga contra o livre exercício do jornalismo.