SJSP e FENAJ repudiam ataque de Ciro Nogueira ao repórter Flávio VM Costa, que teve número de celular pessoal exposto pelo senador

522
Foto: Reprodução/ICL

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) receberam com indignação a notícia de que o senador Ciro Nogueira (PP – PI) expôs publicamente o número do celular do jornalista Flávio VM Costa, que realizou uma reportagem para o portal ICL Notícias.

A flagrante tentativa de intimidação ocorreu logo depois que o site publicou denúncia de que o senador, ex-ministro de Bolsonaro e presidente nacional do PP é suspeito de receber recursos de envolvidos no esquema bilionário de lavagem de dinheiro de organizações criminosas.

Flávio VM Costa é jornalista de longa carreira, autor de centenas de reportagens investigativas e denúncias de corrupção e violação de direitos humanos.

Além de atentar contra a prática jornalística, Ciro também coloca em risco a segurança de Flávio. “Lamento que o senador tenha cometido a irresponsabilidade de divulgar o meu número de celular, ignorando as consequências que podem advir de seu ato, além de macular o cargo eletivo que ocupa”, afirmou o jornalista.

O senador também disparou contra o ICL, chamando o portal de “um site de pistolagem de esquerda”, o que configura um ataque à liberdade de imprensa. Tal postura adotada por um senador da República evidencia o perfil autoritário da direita brasileira e a necessidade de a sociedade se posicionar em defesa da autonomia de atuação dos jornalistas, condição fundamental para a manutenção da democracia.

O SJSP e a FENAJ repudiam de forma veemente a postura de Ciro Nogueira e colocam-se à disposição de Flávio para qualquer apoio que ele precise.

As duas entidades também manifestam solidariedade ao ICL Notícias e toda sua equipe que, mais uma vez, estão sendo alvos de uma covarde tentativa de silenciamento.

São Paulo, 1° de setembro

SJSP
FENAJ