O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) declaram apoio e solidariedade ao jornalista Thiago Herdy, do UOL, que foi monitorado e teve parte de sua rotina pessoal e de sua família, e dados sigilosos, publicados em um site que já foi retirado do ar.
A ação criminosa é uma grave ameaça ao exercício da profissão, à liberdade de imprensa e à democracia. É inaceitável essa prática de intimidação do profissional, que foi perseguido em diversos momentos.
Segundo reportagem veiculada no UOL, “mensagem com o link de acesso ao site foi publicada na sexta-feira em grupo de WhatsApp frequentado por funcionários do gabinete do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e da Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo), órgão responsável pela contratação de obras emergenciais”.
O jornalista Thiago Herdy publicou reportagens no UOL que revelaram possível esquema de irregularidades em contratos realizados na gestão anterior do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes. As publicações motivaram a abertura de investigações para apurar se houve benefício a empresários amigos do prefeito nas contratações efetivadas pela Prefeitura.
O SJSP e a FENAJ entraram em contato com Thiago Herdy e colocaram-se integralmente à disposição, para prestar apoio em todas as esferas. Repudiam essa ameaça e esse ataque ao jornalista e exigem uma rápida apuração por parte das autoridades competentes, como a Polícia Civil, para identificar os criminosos e levá-los à Justiça.
O jornalismo não será calado!
SJSP
FENAJ