Trabalhadores da EBC entram em greve após intransigência da empresa

518

Desde zero hora da terça-feira, 14, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão em greve em resposta à intransigência da empresa, que até agora apresentou uma proposta de 0% de reajuste nas cláusulas econômicas, além da retirada de direitos.

A FENAJ está solidária com a greve dos trabalhadores da EBC e participa das atividades de greve por meio de seus dirigentes, que também são dirigentes dos Sindicatos de Jornalistas de São Paulo e do Município do Rio de Janeiro. A dirigente Sueli Freitas, do Departamento de Relações Institucionais, é funcionária da EBC e está participando do movimento grevista no Rio de Janeiro. O dirigente da Executiva José Carlos Torves está acompanhando as negociações em Brasília.

A greve foi aprovada por ampla maioria em assembleias realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Maranhão, na sexta-feira,10. Os trabalhadores reforçaram a posição contrária a qualquer perda de direitos. Eles esperam que, com a greve, a empresa apresente uma proposta concreta de reajuste para que seja possível fechar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Essa é o terceiro movimento grevista deflagrado pelos trabalhadores. O primeiro foi em 2013 e o segundo em 2015.

A data-base das categorias é 1º de novembro. Os trabalhadores reivindicam 4% de reajuste para repor a inflação do período e perdas acumuladas. Porém, após oito rodadas de negociação, a direção da EBC não aceita reajustar nenhuma das cláusulas econômicas e afirma que não vai avançar em relação à proposta de 0%. Além dos salários, os trabalhadores ficariam sem reajuste nos benefícios como ajuda-alimentação, auxílio às pessoas com deficiência, auxílio-creche e seguro de vida em grupo.

Ainda, a direção da empresa quer retirar direitos como o vale cesta-alimentação (pago somente em dezembro e junho), a garantia de translado aos trabalhadores por questões de segurança, a complementação de auxílio previdenciário, a realização de homologações das rescisões de contrato nos sindicatos, o vale-cultura, a multa pelo descumprimento do acordo coletivo e até o fim do quinquênio para os que ingressarem na empresa.

A EBC é responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio, como as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as Rádios MEC AM e FM. Opera também serviços como o canal de televisão NBr e o programa de rádio “Voz do Brasil”.

 

Com informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do RJ e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Foto: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo