UFES e Instituto Alana lançam relatório de pesquisa sobre publicidade direcionada a crianças

212

Foi lançado, no dia 30 de novembro, o relatório da pesquisa Monitoramento da Publicidade de Produtos e Serviços Direcionada a Crianças – Dia das Crianças 2011, que o Observatório da Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) realizou em parceria com o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana. Acompanhe, também, o debate sobre a violência contra o jornalista e os riscos da profissão, promovido pelo programa Jornalismo em Debate, informações sobre o projeto “Diálogos em Comunicação” da Universidade Federal da Grande Dourados e sobre prêmios com inscrições abertas.

A divulgação foi feita em São Paulo, em frente à sede do maior anunciante de brinquedos do país. O evento/protesto teve cobertura ao vivo pelo blog. A íntegra do relatório e outros dados complementares estão disponíveis nos siteswww.ufes.br/observatoriodamidia e www.alana.org.br

Jornalismo em Debate discutiu riscos da profissão de jornalista
Com o título “A violência contra o jornalista e os riscos da profissão”, a edição do programa radiofônico “Jornalismo em Debate” que foi ao ar no dia 22 de novembro já está disponível no site da Rádio Ponto UFSC em www.radio.ufsc.br. Esta edição contou com a participação do professor Francisco Karam, da Universidade Federal de Santa Catarina, do repórter Diogo Vargas, do Diário Catarinense, Hermínio Nunes, repórter fotográfico, Valmor Fritsche, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, e Guilherme Póvoas, assessor de imprensa do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. Jornalismo em Debate *é um programa quinzenal produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFSC e faz parte da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania.

Projeto discute Comunicação Pública e representação do índio
O projeto de extensão “Diálogos em Comunicação”, coordenado pela Assessoria de Comunicação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), realizou debates na sexta-feira (02) e sábado (03), respectivamente, sobre Comunicação Pública e sobre a representação do índio na mídia local.
A discussão sobre Comunicação Pública teve como convidado o jornalista e antropólogo Spensy Pimentel, que trabalhou na Radiobras no primeiro mandato do presidente Lula. Nesse período, a empresa pública de comunicação criou o Manual de Jornalismo com objetivo de evitar que pressões partidárias influenciassem o noticiário.

Spensy Pimentel também participou da discussão sobre representação do índio na mídia, juntamente com lideranças indígenas, no sábado, no Núcleo de Atividades Múltiplas da Aldeia Jaguapiru. 

O projeto “Diálogos em Comunicação” é coordenado pela professora Karine Segatto, presidenta do Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados (Sinjorgran). 

Mais informações pelo e-maildialogosemcomunicacao@gmail.com ou aqui.

Prêmios com inscrições abertas

Prêmio Andifes de Jornalismo 2011. Inscrições até 7 de dezembro de 2011Leia mais 

4º Prêmio SEBRAE de Jornalismo. Inscrições até 16 de janeiro de 2012Leia mais 

VI Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo . Inscrições até 15 de fevereiro de 2012Leia mais

Prêmio CNI de Jornalismo. Inscrições até 5 de abril de 2012.Leia mais