Unesco seleciona Adital entre as 20 melhores práticas de comunicação

246

A Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital), foi selecionada pela UNESCO (órgão da ONU para a educação, ciência e cultura) como uma das 20 melhores iniciativas de comunicação da América Latina e Caribe, na categoria agência de notí­cias, juntamente com a Agência de Notí­cias Aids, do Brasil, e a AutoGestión Vecinal (Auto-Gestão Vicinal), do Uruguai. A divulgação ocorreu dia 1º de março.
Com produção e difusão de informações referentes a entidades, movimentos sociais, igrejas e iniciativas democráticas e populares, a Adital surgiu oficialmente em março de 2001, em Fortaleza (CE), evoluindo da experiência acumulada a partir de 1995, com a Agência de Notí­cias Esperança (Anote), buscando inserir os movimentos populares no noticiário da grande imprensa. Além de produzir um boletim eletrônico que hoje é distribuí­do para mais de 15 mil endereços eletrônicos na América Latina e Caribe, em Português e espanhol, mantém a Adital mantém um site que só em fevereiro de 2005 registrou 260 mil acessos, sendo que em 2004 recebeu quase 2,4 milhões de visitas.
A Unesco pretende produzir um manual de “melhores práticas”, a ser distribuí­do internacionalmente como modelo, e busca a sensibilização de autoridades para que apóiem iniciativas como a da Adital.