Repúdio à agressão e censura contra jornalista da TV Clube

183

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestam total solidariedade à equipe de reportagem da TV Clube, afiliada da Rede Globo, e repudiam, de forma veemente, a atitude do advogado Jader Veloso, que tentou impedir o exercício profissional do jornalista e repórter cinematográfico Fernando Cardoso. O episódio ocorreu na manhã desta quinta-feira (6/11/2025), nas dependências da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em Teresina.

O repórter cinematográfico Fernando Cardoso registrava imagens da saída do empresário Haran Santhiago Girão, após prestar depoimento no âmbito da Operação Carbono Oculto 86, que apura um esquema criminoso envolvendo postos de combustíveis supostamente ligados à facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Durante a cobertura, o advogado tentou impedir a gravação e, de maneira brusca, quase derrubou o equipamento de trabalho do profissional.

Causa estranheza que um advogado, profissional cuja missão inclui a defesa do Estado Democrático de Direito, protagonize um ato de cerceamento à liberdade de imprensa e ao exercício legal do jornalismo. A conduta, além de antidemocrática, contraria princípios que regem a advocacia e que orientam a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Sindjor-PI e a FENAJ se solidarizam com o jornalista Fernando Cardoso e com toda a equipe da TV Clube. As entidades informarão o ocorrido à Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-PI, solicitando as devidas providências, para que situações como essa não se repitam e para que profissionais da imprensa possam exercer seu trabalho sem intimidações ou violência.

Teresina, 6 de novembro de 2025

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI)

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)