Pela primeira vez desde a sua fundação, a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) realiza uma pesquisa detalhada com suas mais de cem organizações associadas para aprofundar seu conhecimento sobre o perfil do ecossistema de jornalismo digital brasileiro e os temas estratégicos para o desenvolvimento do campo. Os resultados da iniciativa serão, também, essenciais para subsidiar as ações da entidade para os próximos anos, conforme as principais demandas e anseios de suas associadas.
Todas as organizações associadas foram convidadas a responder. Ajor hoje conta com 114 membros, em todas as regiões do Brasil. Os dados particulares de cada iniciativa serão seguidos em sigilo e as respostas serão obtidas, agrupadas e disponibilizadas em forma de relatório público ao final da pesquisa. O levantamento está sendo realizado até o dia 31 de julho.
“Em dois anos, a Ajor conseguiu construir uma rede plural e relevante de organizações, que são agentes importantes na democratização do acesso à informação no Brasil. Fazer uma pesquisa com a ajuda de nossos associados contribuirá para expandir o conhecimento disponível hoje no Brasil sobre temas essenciais para discussão sobre a sustentabilidade do setor. Além disso, o levantamento nos ajudará a ampliar nossa relação com os membros da Associação e a construir novas políticas de fomento à área”, afirma Maia Fortes, diretora executiva da Ajor.
A análise dos dados será feita em parceria com o Instituto Matizes , organização independente direcionada à produção de dados e difusão de conhecimento desde a perspectiva de diversidade, inclusão e direitos humanos.
Fonte: Ajor