Apijor realiza III Encontro Nacional de Autores da Informação e Comunicação

250

Buscando esclarecer dúvidas sobre temas relacionados com os direitos autorais a Associação Brasileira para Proteção da Propriedade Intelectual dos Jornalistas (Apijor) realiza, no dia 8 de agosto, no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, o III Encontro Nacional de Autores da Informação e Comunicação, com a participação de especialistas nessas áreas. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, do MIS-SP, da Federação Nacional dos Jornalistas, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e ARFOC-SP.

Serão realizadas cinco mesas redondas com especialistas em temas como questões tributárias, trabalhistas, direito da imagem e princípios contratuais. Segundo Paulo Cannabrava Filho, presidente do Conselho da APIJOR, esta será a primeira versão do encontro com a PhotoImageBrazil parceria justificada pelo fato de a feira e os eventos paralelos serem dirigidos aos profissionais que são “nosso público-alvo, assim como todos os que fornecem conteúdo para todas as mídias”.

Entre os debatedores estarão Juca Ferreira, secretário executivo do Ministério da Cultura, Paulo Cannabrava Filho, presidente do Conselho da Apijor, Aristóteles Ateniense, vice-presidente nacional da OAB, e Eliane Abrão, diretora da Comissão de Direito Autoral da OAB/SP, os advogados Costa Neto, Raul Haidar, Eduardo Pimenta, Plínio Cabral e Regina Sahan, a juíza Silvana Louzada Lamattina, Ivana Crivelli, 1ª vice-presidente da ASPI, o professor Hildebrando Pontes e o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade.

Promotora do evento, a APIJOR é uma Organização Não-Governamental (ONG) formada por autores, criada para assegurar direitos intelectuais como direitos autorais – morais e patrimoniais – de seus associados. A associação representa os titulares de direitos autorais e incentiva o desenvolvimento social e cultural. A entidade também acompanha ações já julgadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que formam jurisprudência aos casos mais comuns. Em São Paulo estão em andamento 80 ações. 

Jornalistas envolvidos em questões de direitos autorais podem procurar a APIJOR para contratação de advogados que conhecem – de fato – a realidade dos meios de comunicação e suas peculiaridades. Para ver a programação e mais informações sobre o III Encontro Nacional de Autores da Informação e Comunicação, acesse www.autor.org.br.