O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro se solidariza com um repórter cinematográfico do canal online Factual RJ, identificado como André Muzio, violentamente agredido durante cobertura de ação policial, na quinta-feira (04/08), na Vila Aliança, no complexo de Senador Camará, Zona Oeste do Rio. É mais um ato de violência contra os jornalistas nas coberturas diárias pelas diversas regiões da cidade.
O cinegrafista fazia a cobertura da incursão policial na Vila Aliança, e quando filmava as barricadas postas por bandidos da localidade foi cercado e violentamente agredido por eles. Socorrido por policiais militares, foi levado para o Hospital Municipal Albert Schweitzer onde ficou internado com graves ferimentos na boca causados por coronhadas de fuzil.
A violência a jornalistas durante as coberturas nas diversas regiões da cidade tornaram-se cada vez mais frequentes. O Sindicato já oficiou às empresas cobrando a criação de protocolos de segurança no sentido de garantir aos jornalistas uma maior proteção no exercício da profissão. Neste sentido, está sendo elaborado um calendário de reuniões com as empresas para discutir a questão.
É preciso dar um basta!





