Campanha em defesa do diploma movimenta o país

580

Dia 26 de outubro, a partir das 14 horas, o TRF da 3º Região julgará o recurso da FENAJ e SJSP contra decisão que excluiu a exigência do diploma universitário como requisito para o exercício do Jornalismo. Empenhadas em reverter a decisão e recuperar um dos pilares da profissão, entidades como a FENAJ, Sindicatos de Jornalistas e o FNPJ vem desencadeando diversas ações para sensibilizar o judiciário. Aguardado com expectativa_ o dia do julgamento será, também, Dia Nacional de Luta da categoria, com delegações de todo o Brasil concentrando-se em São Paulo.

Atendendo à convocação da FENAJ e FNPJ, Sindicatos de Jornalistas e faculdades vêm mobilizando profissionais, professores e estudantes para a luta. A grande maioria dos sindicatos destacou o movimento, batizado de “Outubro Vermelho”, em suas páginas na Internet. Atividades nos estados estão sendo programadas para o dia do julgamento no TRF-3º Região. Em São Paulo, já no dia 25 de outubro, a solenidade de entrega do 20o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo será, também, um ato de defesa da profissão e do diploma (para ver toda a programação alusiva aos 30 anos da morte de Herzog, acesse www.jornalistasp.org.br). Na Bahia, os representantes dos jornalistas divulgam a campanha nos locais de trabalho e agendam debates, um dos quais ocorrerá dia 22, na Faculdade da Cidade, em Salvador. E no dia 25, os jornalistas baianos também promovem, em conjujnto com outras entidades, um ato ecumênico lembrando os 30 anos da morte de Vladimir Herzog e em defesa do diploma. Em Santa Catarina, as atividades já programadas concentram-se no oeste – Chapecó e São Miguel do Oeste. Em Chapecó haverá uma “Corrida de Revezamento” em torno da praça principal da cidade, onde o “bastão” será um diploma. No Ceará estão sendo distribuídas fitas vermelhas para uso nos braços, punhos e antenas dos carros. Também estão programadas visitas às universidades e liocais de trabalho com a camiseta da campanha e balões vermelhos.

A orientação geral é para que toda a categoria vista vermelho no dia 26 de outubro. Já confirmaram presença no ato/vigília que a categoria prepara para o dia 26, em São Paulo, delegações de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Paraná.

Jornalista aposentado continua sua caminhada
O jornalista aposentado Manoel Victal Barbosa, que está indo a pé de São Paulo a Salvador desde o dia 1 de outubro, prossegue em sua caminhada, agora pelo Rio de Janeiro. Seu desafio é parte da Campanha de Valorização da Profissão do Jornalista, lançada pela FENAJ e que tem como pontos importantes a defesa da formação específica do jornalista, da Liberdade de Imprensa e do Conselho Federal dos Jornalistas. Sem todo o patrocínio desejado e necessário, os recursos que ele dispõe no momento são pequenos. Por isso a FENAJ e o SJSP solicitam o apoio da categoria. As colaborações para Victal podem ser depositadas na conta corrente Banco do Brasil Agência 0297-6 conta corrente 26320-6 titular Manoel Barbosa Victal. Ele também precisa de créditos para o celular, cujo gasto tem sido R$ 60,00 ao dia. A compra destes créditos pode ser feita em qualquer loja lotérica. O número do telefone é 0xx12-9793-1614 e a senha 61.