A presidente da FENAJ, Maria José Braga, recebeu de entidades representativas de jornalistas de vários países, manifestações de solidariedade e condolências ao povo brasileiro, e aos familiares de jornalistas em particular, pelo trágico acidente ocorrido no dia 29 de novembro, quando o avião que transportava dirigentes, atletas da Chapecoense e profissionais de imprensa, caiu nas proximidades de Medellin, na Colômbia.
As manifestações recebidas são reproduzidas a seguir.
Do presidente da Federação Internacional dos Jornalistas
Cara Maria,
Estamos todos chocados com essa dor inesperada e perda de tantas vidas. Eu sei como toda esta calamidade atingiu o Brasil e eu quero que você saiba que tomamos a dor da Fenaj e das famílias de jornalistas em particular.
Saibam que eu estou com vocês com todo o meu coração. Tenham a certeza de minha simpatia e minha amizade.
Jim Boumelha
Presidente da Federação Internacional dos Jornalistas
Do Sindicato dos Jornalistas da França
Boa noite Maria José,
Acabei de ouvir a terrível notícia da perda de 21 dos nossos colegas brasileiros que morreram no acidente de avião que transportava a equipa de futebol Chapecoense para Medellin.
Em nome do Sindicato dos Jornalistas da França (SNJ-CGT), membro da Federação Internacional de Jornalistas, mando você e sua nação, e a todos os nossos colegas brasileiros, nossas mais profundas condolências e nossa solidariedade neste calvário que atinge tão dificilmente a profissão.
Transmitir os nossos cumprimentos às famílias dos nossos colegas.
Saudações fraternas.
Patrick Kamenka
SNJ-CGT (França)
Do Sindicato Nacional de Jornalistas de Moçambique
Caros camaradas da FENAJ,
Com profunda tristeza tomamos conhecimento do trágico acidente aéreo, em Medellin , na Colômbia , que vitimou 71 pessoas , das quais 20 jornalistas brasileiros.
Jornalistas que deixaram suas famílias para realizar a sua obrigação profissional e não mais voltarão ao convívio dos seus .
Tragédia que afetou não apenas os familiares dos mesmos , mas a toda classe jornalística brasileira e do mundo inteiro.
Nesta hora de dor e consternação , o Sindicato Nacional de Jornalistas de Moçambique junta-se à FENAJ e a todos os sindicatos de profissionais de jornalistas brasileiros e manifesta a sua solidariedade .
Aos familiares dos perecidos os nossos sentimentos de pesar .
Paz às suas almas.
Abraço fraterno .
Eduardo Constantino
Secretário Geral do Sindicato Nacional de Jornalistas de Moçambique
Da União Russa de Jornalistas
Caros colegas,
Cara Presidente Maria José Braga,
Por favor, aceite nossas mais sinceras condolências pela trágica perda de seus cidadãos, incluindo jornalistas. Esta é uma notícia terrível que chocou todos nós. Nós simpatizamos profundamente todos vocês, e por favor passe nossas condolências para as famílias e amigos de nossos colegas perdidos.
Em nome da União Russa de Jornalistas,
Tim Shafir
Secretário Executivo da RUJ
Da Federação de Jornalistas Árabes e do Sindicato dos Jornalistas do Iraque
Cara senhora Maria José Braga
Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas Brasileiros
Com profunda tristeza e grande pesar recebemos notícias da morte de colegas jornalistas que foram vítimas fatais do impacto da queda do avião na Colômbia.
Em meu nome e dos colegas na Federação de Jornalistas Árabes oferecemos a você e a família da imprensa deste país amigo nossas sinceras condolências. Por favor, transmita também nossas sofridas condolências para as famílias dos jornalistas vitimados e, ao mesmo tempo, expressamos nossa solidariedade com você e com todos os atingidos por esta tragédia.
Aceite nosso respeito.
Moeyed Allami
Presidente da Federação de Jornalistas Árabes e do Sindicato dos Jornalistas do Iraque
Do Conselheiro da Federação Geral de Jornalistas Árabes
Em nome do Presidente da Federação de Jornalistas Árabes Moeyed Allami e pessoalmente eu apresento a vocês as nossas condolências pela perda de nossos 21 colegas brasileiros que perderam suas vidas no acidente de avião na Colômbia.
Este desastre realmente nos tocou fundo e somos solidários com as suas famílias e com todos os jornalistas brasileiros.
Esta é uma perda pesada, todo o nosso apoio e solidariedade.
Hachmi Nouira
Conselheiro da FAJ
Do Sindicato dos Jornalistas Palestinos
Cara presidente Maria José Braga
O Sindicato dos Jornalistas Palestinos (PJS) expressa seu profundo pesar pela perda de 20 jornalistas brasileiros entre 71 vítimas do acidente aéreo colombiano.
Nessa triste ocasião, o PJS estende suas sinceras condolências a você e às famílias dos jornalistas.
Nasser Abu Baker
Presidente do PJS
Nabhan Khraishi
Diretor de Comunicação do PJS