Liderada pelo jornalista Alexandre Lino, a chapa recebeu 75% dos votos. A secretária de Gênero, Raça e Etnia da FENAJ, Valdice Gomes, foi eleita para a Comissão Estadual de Ética
A eleição do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) para a gestão 2023/2026 aconteceu na sexta-feira (16/06) com a vitória da chapa Outras Palavras, liderada por Alexandre Lino. A apuração dos votos ocorreu na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde a entidade está funcionando provisoriamente. Eles assumem após duas gestões do presidente Izaías Barbosa.
Duas chapas disputavam a diretoria do sindicato. “Outras Palavras” liderada por Alexandre Lino, e “Renovar e Reconquistar Direitos”, encabeçada por Marcos Rolemberg.
A chapa Outras Palavras venceu com folga o pleito, conquistando 75% dos votos válidos, o que equivale a 184 votos, contra 25% da chapa Renovar e Conquistar Direitos, com 59 votos. A chapa liderada por Alexandre Lino venceu em todas as urnas – em um total de 10 – com uma ampla vantagem em todos os espaços de votação.
Consolidada a vitória, Alexandre Lino, que tem mais de 20 anos de atuação no jornalismo alagoano, discursou, agradeceu e reiterou o seu comprometimento com a retomada do protagonismo da categoria.
“Quero agradecer a todos os jornalistas que votaram nesta eleição. A chapa Outras Palavras foi eleita com o voto de vocês. Foi uma campanha de resgate, de reconstrução. E vai ser assim, com o apoio de toda categoria, com o apoio de todos os ex-presidentes que construíram essa história. São pessoas valorosas que não desistiram nunca da luta. Tomei essa decisão de ser candidato à presidência do Sindjornal conversando com muitos colegas e sem dúvidas entendo que temos uma missão de unificar nossa categoria. Participei ativamente da conquista recente que garantiu o piso salarial nas assessorias de imprensa do Governo de Alagoas. Essa ação me motivou ainda mais, pois serviu para mostrar a nossa capacidade de diálogo”, afirmou Alexandre Lino.
O jornalista também destacou que estará mais próximo da categoria nos municípios. “Eu vou estar em Arapiraca, vou visitar Penedo, Palmeira dos Índios, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi e Viçosa. Onde tiver jornalista em Alagoas, estaremos presentes. Esse grupo não é só o Alexandre Lino. Esse grupo tem muita gente”, complementou.
A posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas está marcada para acontecer no dia 3 de julho.
Quem é o presidente eleito
Alexandre Lino tem 42 anos. Formado pela Universidade Federal de Alagoas, tem especialização em Docência pelo Cesmac. Foi líder estudantil, sendo do DCE e diretor regional da Enecos.
Já atuou em diversos veículos e assessorias nos 20 anos de carreira, com destaque também o período em que foi professor universitário. Lino foi vencedor de cerca de 20 prêmios de jornalismo.
Atualmente, trabalha como produtor na TV Mar e na Secretaria Estadual de Comunicação de Alagoas.
Confira as/os jornalistas que compõem a diretoria eleita:
1 – Alexandre Lino – PRESIDENTE
2 – Henrique Moura – VICE-PRESIDENTE
3 – João Victor Souza – TESOUREIRO
4 – Erik Maia – SECRETÁRIO-GERAL
5 – Jorge Carlos Ferreira -TESOUREIRO-ADJUNTO
6 – Wadson Correia – SECRETÁRIO-EXECUTIVO
SUPLENTES
7 – Pedro Barbosa
8 – Chico Nogueira
9 – José Pereira
10 – Regina Carvalho
11 – Flávia Farias
12 – Renata Paes
FORMAÇÃO E POLÍTICAS SINDICAIS
13 – Elida Miranda
14 – Marcos André Aguiar
DELEGACIA SINDICAL
15 – José Roberto Miranda
16 – Adalberto Custódio
CONSELHO FISCAL
17 – Thácia Simone
18 – Andrezza Tavares
19 – Vinicius Firmino
20 – Marcos Leonardo Moreira
21 – Giuliano Porto
22 – Valdete Calheiros
REPRESENTANTES JUNTO À FENAJ
23 – Luiza Barreiros
24 – Marcus Toledo
25 – Henrique Pereira
26 – Luciano Milano
IMPRENSA EDIVULGAÇÃO
27 – Luciana Martins
28 – Iracema Ferro
EVENTOS
29 – Thayanne Magalhães
30 – Ábia Marpin
ASSESSORIA DE IMPRENSA
31 – Simoneide Araújo
32 – Roberta Cólen
MOBILIZAÇÃO
33 – Pei Fon
34 – Charlene Araújo
ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS
35 – Sabrina Scanoni
36 – Edilson Omena
COMISSÃO DE ÉTICA
Fátima Almeida
Valdice Gomes
Elenilda Oliveira
Amanda Dantas