Comissão define no dia 14 encaminhamentos para a reta final das eleições na FENAJ

692

A Comissão Eleitoral Nacional volta a se reunir no dia 14 de julho, em Brasília, para definições sobre a reta final de preparação das eleições da FENAJ, que ocorrem nos dias 27, 28 e 29 deste mês. Vários Sindicatos de Jornalistas também estão em processo eleitoral para renovação de suas direções.

Preocupa a Comissão Eleitoral Nacional as definições organizativas nos estados e regiões, como a composição das Comissões Eleitorais Locais e o encaminhamento da listagem de jornalistas aptos a votar, visto que alguns Sindicatos ainda não informaram se todos os procedimentos foram tomados. A expectativa é de que todas estas definições nos estados e regiões ocorram até a próxima quarta-feira (14/07), quando a CEN volta a se reunir às 18h, na sede da FENAJ.

Poderão votar nas eleições da Federação os jornalistas que estejam quites com a Tesouraria de seus respectivos Sindicatos até junho de 2010. Profissionais que estejam inadimplentes também poderão votar, desde que regularizem suas situações mesmo nos dias da eleição. Duas chapas disputam a direção da FENAJ. A chapa 1 (Virar o jogo: em defesa do jornalismo e dos jornalistas) é liderada por Celso Schröder. Já a chapa 2 (Luta Fenaj) é liderada por Pedro Pomar.

O processo de renovações das direções dos Sindicatos de Jornalistas também é intenso em vários estados. No Mato Grosso do Sul a eleição para a direção do Sindicato dos Jornalistas ocorreu no dia 5 de julho. A chapa única “Pela dignidade do jornalismo”, liderada por Vanessa Amin, foi eleita com 98,08% dos votos válidos. No mesmo dia houve eleição, também, no Sindicato do Rio Grande do Norte, consagrando a chapa única “Continuidade”, liderada pela atual presidente da entidade, Maria Nelly Carlos Maia de Amorim.

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro realiza a eleição para a renovação de sua direção concomitantemente com a eleição da FENAJ de 27 a 29 de julho. A chapa “União por Novas Conquistas”, liderada pela atual presidente da entidade, Suzana Blass, é a única inscrita.

Na Bahia, onde a eleição para o Sindicato também ocorrerá juntamente com a eleição para a FENAJ, dias 28 e 29 de julho, a Comissão Eleitoral prorrogou o prazo de inscrição de chapas para o dia 12 de julho.

Também realizarão eleições para renovação de suas direções em 2010 os Sindicatos dos Jornalistas de Sergipe, Ceará, Londrina, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Acre e Mato Grosso.