Comissão do MEC promove última audiência sobre diretrizes curriculares

217
Na próxima segunda-feira (18/5), haverá a terceira e última audiência pública promovida pela Comissão de Especialistas do MEC sobre a revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo, das 9 horas às 12h30, no salão nobre da OAB/SP (Praça da Sé, nº 385, 1º andar). Esta audiência é voltada para colher contribuições de representações da sociedade civil.

Diretores da FENAJ estarão presentes para contribuir com o debate. A entidade está convocando os Sindicatos de Jornalistas, a categoria, professores, estudantes e demais interessados a participarem do processo, na perspectiva de uma maior qualificação da formação acadêmica na área.

A Federação está finalizando documento atualizado com suas propostas a serem encaminhadas à Comissão de Especialistas do MEC sobre o tema. Incluirá contribuições dos últimos debates sobre a questão, como o seminário com a participação de representantes de dez cursos de Jornalismo de Santa Catarina, realizado na UFSC dia 7 de maio, as do 1º Encontro de Cursos de Jornalismo da Região Metropolitana de São Paulo, a realizar-se nos dias 15 e 16 de maio na ECA/USP, e da terceira audiência pública, a realizar-se dia 18.

Ao mesmo tempo, a FENAJ prossegue dialogando com entidades do campo do Jornalismo, como o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) para assegurar identidade e complementaridade entre suas propostas.

Após a realização de consulta pública e das três audiências sobre a revisão das diretrizes curriculares em Jornalismo, a Comissão de Especialistas espera concluir, até junho o relatório a ser encaminhada à Secretaria de Educação Superior (Sesu), do MEC, para posterior apreciação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).