Comissão Nacional de Ética toma posse e elege presidenta

54
rimeira reunião da CNE, que contou com a participação da ex-presidente, Vera Daisy, e da ex-secretária,  Cármen Pereira
Primeira reunião da CNE, que contou com a participação da ex-presidente, Vera Daisy, e da ex-secretária, Carmen Pereira

A Comissão Nacional de Ética da FENAJ também tem novos integrantes, que tomaram posse na mesma solenidade em que a nova diretoria da Federação foi empossada, dia 24 de agosto, no encerramento do 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Fortaleza (CE). Constituem a nova CNE os jornalistas Antônio Pinheiro Salles (GO), Cláudia Abreu (RJ), Kardé Mourão (BA), Osnaldo Morais (PE) e Salomão de Castro (CE).

Os membros da Comissão Nacional de Ética (CNE) realizaram a primeira reunião em Fortaleza, quando definiram sua coordenação. Kardé Mourão foi escolhida para presidir a Comissão e, Pinheiro Salles, para ser o vice-presidente. Osnaldo Morais foi escolhido para ocupar a secretaria.

A Comissão Nacional de Ética foi eleita em eleição simultânea à da diretoria da FENAJ, em julho. Os eleitores votaram nominalmente em cada candidato que concorreu, por meio de candidatura avulsa, a uma vaga na CNE.

A Comissão Nacional tem como competência zelar pela aplicação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Em representações contra jornalistas, a CNE é uma instância de segundo grau, deliberando em grau de recurso, sobre decisões tomadas pelas Comissões de Ética dos sindicatos.

Veja aqui os integrantes da CNE. https://fenaj.org.br/comissao-de-etica/a-comissao/