Neste ano, há chapa única para a renovação da diretoria. Para a Comissão Nacional de Ética, composta por cinco integrantes, há sete candidaturas
A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) reforça a importância do processo eleitoral que definirá a nova Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os integrantes da Comissão Nacionalde Ética, e cobra o envio urgente das listas de associados aptos a votar por parte dos Sindicatos ainda pendentes.
As eleições ocorrerão de forma totalmente online, das 8h do dia 15 de julho às 20h do dia 16 de julho, garantindo amplo acesso e participação das(os) jornalistas sindicalizadas(os) em todo o país. Para votar, o(a) jornalista utilizará seu CPF como login no sistema hospedado no site da FENAJ. A senha será enviada ao e-mail cadastrado previamente, garantindo a segurança e autenticidade do processo.
A CEN destaca que este é um momento fundamental para a democracia sindical e para o fortalecimento da organização nacional da categoria, especialmente em um cenário de crescentes desafios ao exercício do jornalismo, à liberdade de imprensa e aos direitos dos(as) trabalhadores(as).
Atualização da lista de votantes atá 2/07
A Comissão alerta que ainda há diversos Sindicatos que não enviaram as listas de associados com direito a voto (em arquivo de Excel), impossibilitando, neste momento, a montagem final do Colégio Eleitoral Nacional. O envio das listas deve ser feito imediatamente para que a empresa responsável pelo sistema possa garantir a preparação técnica e a inclusão de todos os eleitores.
Até o dia 2 de julho, os Sindicatos deverão encaminhar uma atualização final da lista de votantes, com a exclusão de nomes que perderam a condição de voto e a inclusão daqueles que regularizaram sua situação até 30 de junho, data-limite para estar em dia com o Sindicato.
Apoio local ao voto eletrônico
A CEN recomenda que cada Sindicato disponibilize pelo menos um computador com acesso à internet durante os dias de votação, para facilitar a participação de jornalistas com dificuldades no uso de dispositivos pessoais. Um(a) dirigente sindical ou membro da Comissão Eleitoral local deve estar presente para orientar os(as) eleitores(as), embora o sistema seja o mesmo, independentemente do local de acesso.
Comunicação oficial
Todas as comunicações relacionadas às eleições devem ser feitas pelo e-mail fenaj@fenaj.org.br, com a indicação, na linha de assunto, de que a mensagem é destinada à Comissão Eleitoral Nacional (CEN).
A Comissão reforça que o sucesso das eleições depende do engajamento dos Sindicatos e da mobilização da categoria. “Vamos garantir que todas(os) as(os) jornalistas sindicalizadas(os) tenham assegurado seu direito ao voto!”, afirma o presidente da CEN, Paulo Zocchi.