Conajira manifesta homenagens à jornalista Glória Maria

608

A Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), vinculada à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), manifesta os sentimentos e solidariza com a dor de amigos e familiares pelo falecimento da jornalista, Glória Maria Matta da Silva, a Gloria Maria, ocorrido nesse dia 2 de fevereiro de 2023, vítima de um câncer. Ela foi uma profissional conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente pela competência, talento e exemplo de dignidade pessoal.

A mãe de duas filhas, Laura e Maria, carioca, natural de Vila Isabel, teve origem simples, filha de Cosme Braga da Silva, alfaiate, e Edna Alves Matta, dona de casa. Começou a trabalhar, aos 18 anos, como telefonista, na antiga Companha Telefônica Brasileira (CTB) enquanto estudava Comunicação Social na PUC-RJ.

Gloria Maria foi pioneira em muitas situações, inclusive, por ter sido a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos contra o racismo ao ser barrada pelo gerente de um hotel em Copacabana. Ela estreou como repórter em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio. Em 1974, despontou e passou a ser mais conhecida do público após uma reportagem sobre a preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo.

Glória Maria sempre manifestou compromisso social e racial. Tanto que optou por passar uma temporada no continente africano se dedicando a ações em prol de pessoas vulneráveis, numa época que já tinha conquistado a consagração profissional no Brasil.

Glória Maria, portanto, foi um ícone da imprensa e uma guerreira na luta contra preconceitos e racismo. Não à toa que aceitou prontamente o convite para participar da 2ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, em 2012, produzido pela Cojira-Rio, quando entregou a premiação da categoria Televisão à jornalista Vera Valério, da TV Educativa de Alagoas, com a reportagem “Quilombolas”. Por todas essas razões, merece nosso reconhecimento e nossas homenagens.

Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial – Conajira