Consulta pública sobre Código de Ética começa em novembro

530

Iniciado em abril de 2006, o processo de revisão do Código de Ética dos Jornalistas deverá ser concluído em agosto de 2007, quando a Federação Nacional dos jornalistas (FENAJ) realiza, em Vitória (ES), um Congresso Nacional Extraordinário para debater exclusivamente este assunto. Uma das novidades é a consulta pública onde os interessados poderão remeter contribuições acessando o site da Federação, que terá espaço disponível a partir da segunda quinzena de novembro.

A comissão organizadora do processo de revisão do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros é composta pelo professor Francisco Karam (UFSC), Carmem Pereira, representante do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), José Hipólito, representante da Comissão Nacional de Ética, Antônio Carlos Queiroz, representante do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e Carmen Silva, representante da diretoria da FENAJ, contará, também, com a participação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), através de sua Diretora de Jornalismo, Joseti Marques, indicada esta semana pelo presidente da Entidade, Maurício Azêdo.

Prevista para dezembro, a abertura do processo de consulta pública da FENAJ deverá ser antecipada, pois os trabalhos técnicos de criação de página específica para receber contribuições no site da Federação (www.fenaj.org.br) estão adiantados. O cronograma de trabalho prevê, também, a realização de seminários estaduais ou regionais sobre o tema e teleconferências da comissão para a sistematização de propostas e avaliação do processo de trabalho.

A proposta a ser apreciada no Congresso Extraordinário em Vitória, que acontece de 3 a 5 de agosto de 2007, será previamente encaminhada aos sindicatos da categoria. O professor colombiano Javier Restrepo, membro da Fundação para um Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI), fará uma conferência sobre o tema no evento.