Democratização da comunicação em rede nacional

607
A FENAJ, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), a Campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” e a Radiobrás estarão levando ao ar no dia 17 de outubro, Dia Mundial pela Democracia na Mí­dia, um debate sobre qualidade da programação na TV e a democratização da comunicação. O programa será transmitido a partir das 14 horas, ao vivo para todo o Brasil. Ele terá recepção aberta a todas às emissoras que desejarem exibi-lo e será transmitido de forma simultânea pela Rede Abraço de Rádios Comunitárias. Nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espí­rito Santo, Rio Grande do Sul e Goiás já estão confirmadas manifestações em praças e feiras onde serão distribuí­dos informativos sobre a importância deste dia. A TV Câmara entrará ao vivo da Torre de TV de Brasí­lia durante manifestação dos estudantes de comunicação, que estarão inaugurando uma rádio onde serão feitas enquetes com a população. Com objetivo de convocar a sociedade a participar deste ato simbólico, a TV Nacional de Brasí­lia estará exibindo o debate com retransmissões para emissoras estatais, legislativas, comunitárias, universitárias e pelas rádios Nacional, da Câmara e emissoras comunitárias em todo o Brasil. “Um programa ao vivo com intervenções públicas de várias cidades do Paí­s vai concretizar na tela um tipo de conteúdo de qualidade para a TV que deveria ser patrocinado pelas emissoras mas é sempre desprezado”, afirma o coordenador-geral do FNDC, Celso Schrí¶der.

Uma hora sem TV e 60 horas de rádio

Como parte das atividades brasileiras do Dia Mundial pela Democracia na Mí­dia, a iniciativa inclui uma grande mobilização da Campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”, movimento da sociedade civil e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em torno do desligamento dos aparelhos de TV durante uma hora do mesmo dia, das 15h às 16h.

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a Abraço Nacional, o FNDC e seus comitês regionais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, a Rádio FAE da Faculdade de Educação da UFMG, a Casa Macunaí­ma, a Central de Notí­cias em Brasí­lia, a Associação dos Funcionários da FIOCRUZ e o Jornal Brasil de Fato articulam 60 horas de programação radiofônica ao vivo envolvendo mais de 10 estados nas cinco regiões do paí­s. A programação especial poderá ser sintonizada em várias rádios comunitárias do Brasil e também pela internet. A Abraço e as entidades que compõem os comitês regionais do FNDC estão articulando programas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco (CCLF – Centro Cultural Luiz Freire, de Recife), Mato Grosso, Piauàe Pará. (com informações do e-Fórum nº 43, boletim eletrônico do FNDC)