Dirigentes sindicais pedem mais segurança para jornalistas envolvidos no episódio da Favela do Batan

551

Dirigentes da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro reuniram-se com representantes do jornal O Dia, no Rio, no dia 7 de agosto. Discutiram ações conjuntas para garantir segurança e apoio aos jornalistas envolvidos no episódio ocorrido na Favela do Batan em maio deste ano. As entidades sindicais ainda não conseguiram ter acesso aos jornalistas para averiguar as condições em que eles se encontram e lhes dar suporte institucional.

Alexandre Freeland, diretor de redação, e a editora executiva, Ana Miguez, representaram “O Dia” na reunião com os dirigentes das duas entidades sindicais. E deixaram claro que o jornal não é contra o contato do Sindicato e da FENAJ com os jornalistas, desde que não haja riscos para a segurança dos profissionais envolvidos.

Os sindicalistas cobraram uma reposta da direção do jornal “O Dia” quanto a um termo de compromisso proposto para desenvolver ações conjuntas de segurança e apoio aos jornalistas. Deve haver nova reunião ainda este mês, quando o jornal vai apresentar uma posição em relação à reivindicação de estabilidade dos profissionais por 10 anos.

Uma possibilidade que os representantes da empresa adiantaram que está sendo aventada é a de retirar os profissionais do país após a fase inicial do processo.