Em defesa das jornalistas esportivas piauienses vítimas de ataques machistas

486

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI), por meio da representação das mulheres junto à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), vem a público denunciar e condenar veementemente comentários machistas, misóginos e de depreciação ao trabalho das jornalistas que atuam na cobertura esportiva no Estado por site e página das redes sociais “Tribuna do Nordeste”, que tem como editor-chefe Reinaldo Barros Torres.

Antes dos comentários direcionados as jornalistas da área esportiva, que aconteceram no dia 31 de janeiro e 1° de fevereiro, o site ‘Tribuna do Nordeste’ virou pauta no cenário nacional por conta de um comentário misógino e que descredibiliza as mulheres no esporte: “Futebol feminino não tem técnica, público, patrocínio…Não deveria nem existir. Troféu e medalhas já é o suficiente”. Publicou o site Tribuna do Nordeste, causando indignação e resposta de inúmeras páginas e representantes do futebol feminino nacional.

O Sindjor-PI e a representação das mulheres junto à FENAJ repudiam veementemente tais manifestações que representam retrocesso, desinformação e discriminação às mulheres do jornalismo esportivo, além de uma demonstração clara de atentado ao exercício do jornalismo por parte das profissionais.

As ofensas de cunho misógino e sexista seguiram nas redes sociais conforme publicações nas redes sociais, agora direcionadas as jornalistas piauienses por Reinaldo Barros Torres, que usou falas em tom de ameaças e insinuando até prostituição das jornalistas. Em face disso, o Sindjor-PI encaminhará denúncia à Comissão Nacional de Mulheres da Fenaj e demais entidades de defesa aos direitos e de combate à violência contra as mulheres para que adotem as providências conforme as leis.

Diante das publicações pelo site Tribuna do Nordeste e nas redes sociais, o Sindjor-PI e a representação das mulheres junto à FENAJ cobram das instituições esportivas piauienses como a Federação de Futebol do Piauí (FFP), Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) e Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí (Apcdep) que apurem e se manifestem sobre as ações do senhor Reinaldo Barros Torres contra as profissionais da imprensa esportiva piauiense.

Teresina, 5 de fevereiro de 2023

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí e representação das mulheres junto à FENAJ