A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, e a diretora da Federação e também do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio (SJPMRJ), Carmen Pereira, estiveram ontem (3/8) na redação da Editora Globo, no Rio de Janeiro.
Na oportunidade, Samira falou aos colegas das lutas que a FENAJ vem travando pela valorização dos jornalistas. Informou sobre a negociação que está sendo feita na Câmara Deputados para remuneração dos trabalhadores, via Projeto de Lei 2370/2019, que trata da remuneração do conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais.
“Queremos que parte dos recursos oriundos da barganha direta entre big techs e empresas jornalísticas seja reinvestido nas redações, seja em forma de mais contratações CLT, abono salarial para os jornalistas ou outras formas de valorizar quem realmente produz o conteúdo veiculado pelas plataformas”, explicou Samira.
O PL 2370 é de autoria da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), tendo como relator o deputado Elmar Nascimento (UB/BA), e altera a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9610/98). A FENAJ vem defendendo a inclusão dos jornalistas no texto da matéria desde quando a proposta ainda era debatida no PL 2630, que trata da regulação das plataformas digitais no país.
Campanhas salariais
A dirigente sindical também comunicou aos profissionais de O Globo que a FENAJ realizará, na próxima terça-feira (8/08), uma Plenária Nacional com os Sindicatos de Jornalistas para debater a unificação das campanhas salariais.
“Queremos construir estratégias de mobilização nacionais, para que saiamos fortalecidos nas negociações em cada Estado. E o caso dos trabalhadores do Globo do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília será um exemplo de como a atuação conjunta, com a participação efetiva da categoria, pode trazer resultados concretos”, disse.