Empresas de comunicação crescem em 2005

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O arrocho salarial praticado pelas empresas de comunicação contra os jornalistas não se justifica pelo seu desempenho econômico em 2005. É o que mostra estudo organizado pela consultoria Price Waterhouse para o Projeto Inter-Meios. Segundo os dados, o Brasil está entre os dez maiores mercados de publicidade mundiais em faturamento. Todos os segmentos de comunicação apresentaram crescimento.

Os números do levantamento apontam que o segmento de TV por assinatura teve o maior crescimento, 30,06%, seguido pelos de Revistas (20,69%), Televisão aberta (19,63%), Internet (15,42%), Jornal (13,27%) e Rádio (10,68%).

O site “O Jornalista” divulgou, no dia 7 de setembro, informações veiculadas pelo jornal Meio&Mensagem, “que não deixam nenhuma
dúvida sobre as boa$ notícia$ para as empresas de mídia”. Pela relevância das informações, reproduzimos a seguir:

– A revista CartaCapital divulga crescimento de 77% na publicidade
no mês de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado.

– A Globopar, holding que controla as empresas do grupo Globo (com
exceção da TV) anuncia que sua receita líquida no primeiro semestre
de 2005 chegou a R$ 2,3 bilhões, valor 3,8% superior ao mesmo
período do ano passado. O lucro líqüido na primeira metade do ano
foi de R$ 798 milhões (contra um prejuízo de R$ 409 milhões nos
primeiros seis meses de 2004).

– A Net Serviços, operadora de TV por assinatura e internet banda
larga, registrou um lucro acumulado de R$ 15,5 milhões no 1o
semestre deste ano. Segundo a empresa, no segundo trimestre, o lucro
líqüido registrado foi de R$ 20,5 milhões. Para se ter uma idéia, no
segundo trimestre do ano passado a empresa havia registrado um
prejuízo de R$ 76,7 milhões e um resultado negativo no primeiro
semestre de R$ 154,5 milhões. A empresa comemora a redução de sua
dívida de R$ 1,153 bilhão no segundo trimestre de 2004 para R$ 355,3
milhões no mesmo período deste ano.

– A TVA apresenta seus resultados neste primeiro semestre de 2005. No
período, a operadora alcançou lucro operacional (Ebitda) de R$ 45
milhões, resultado 25% superior ao registrado no mesmo período do
ano passado.