FENAJ e Sindicato de Minas esperam 500 participantes

269

A Comissão Organizadora do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas ultima os preparativos para o evento, que acontece em Ouro Preto/MG, de 5 a 8 de julho, e deverá contar com cerca de 500 participantes. Com o tema central “Liberdade de Imprensa e Democratização da Comunicação”, o evento terá nos debates com os candidatos à presidência da República um de seus destaques. Algumas das teses ao Congresso já estão disponíveis. Antecedendo o evento, será realizado o IV Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem.

Uma das preocupações da Comissão Organizadora do 32º Congresso é com a recepção aos delegados e observadores. Como grande parte deles virá de diversos estados do país e chegará em Belo Horizonte, para depois se deslocar a Ouro Preto, a comissão encaminhou um formulário aos congressistas solicitando informações sobre suas chegadas. O preenchimento e envio de tais formulários com a maior antecedência possível é fundamental para garantir o translado entre a capital mineira e a cidade sede do evento.

A abertura oficial do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas será quarta-feira, dia 5 de julho, às 20h, com a filósofa Marilena Chauí, professora da USP, que proferirá a conferência “Mídia e Poder. Também é grande a expectativa quanto às entrevistas coletivas com os candidatos à presidência da República. Eles apresentarão suas propostas para a área de comunicação e em seguida, concederão entrevistas a congressistas. As entrevistas serão publicadas no site www.fenaj.org.br.

Acessando a página do Congresso, na seção teses/propostas, os interessados já podem tomar contato com alguns dos documentos que serão apreciados pelos delegados do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas. O Conselho Federal dos Jornalistas, a Ética e Formação Profissional, e o Mercado de Trabalho são os quatro sub-temas sobre os quais estarão centralizados os debates.

Jornalistas de Imagem
No dia 5 de julho, repórteres fotográficos, cinematográficos, diagramadores e ilustradores se reúnem em Ouro Preto para o IV Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem – IV ENJI. O evento, que antecede o 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, é um espaço de discussão sobre a realidade profissional deste segmento. Para este ano, os temas específicos escolhidos foram: a formação acadêmica e o uso de novas tecnologias. A organização do segmento também está na pauta do ENJI.