FENAJ e Sindicatos preparam Semana da Comunicação em defesa do diploma e do CNC

498
A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas preparam, para o período de 18 a 23 de outubro, a “Semana da Comunicação”. Debates e manifestações estão sendo organizados em vários Estados para destacar a luta em defesa do diploma como requisito para o exercício da profissão e da instalação do Conselho Nacional de Comunicação (CNC). Um ato simbólico em São Paulo, no dia 15 de outubro, marcará o início das atividades.

Com o slogan “Conselho Nacional de Comunicação e Diploma para jornalista: regulamentações necessárias à democracia!”, o movimento buscará envolver, além dos jornalistas e suas entidades sindicais, professores, estudantes, faculdades, entidades do campo do jornalismo e movimentos sociais que participaram do processo da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

“Nossa grande bandeira para esta edição da Semana será reivindicar o cumprimento das deliberações da 1ª Confecom, com ênfase na implantação do Conselho Nacional de Comunicação e a volta da obrigatoriedade da formação superior específica para o jornalista”, registra o presidente da FENAJ, Celso Schröder, em documento que convoca a mobilização nacional.

A programação da “Semana da Comunicação” incluirá debates, atos públicos, seminários e manifestações nos Estados. Os Sindicatos de Jornalistas estão orientados a organizarem atividades em parceria com entidades e movimentos de defesa da democratização da comunicação. Materiais de divulgação da “Semana da Comunicação” serão disponibilizados a partir da próxima semana.