FENAJ e Sinjorba defendem o diploma e financiamento do jornalismo no seminário Os Desafios da Comunicação

366

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), acompanhados da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira Castro, participaram da solenidade de abertura do seminário “Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia”, na noite de quinta-feira (1/06), no auditório da SSP-BA. N

o evento, promovido pelo Centro de Estudos e mídia Alternativa Barão de Itararé, os sindicalistas, que integram o Comitê Baiano em Defesa do Diploma de Jornalista, defenderam a aprovação da PEC nº 206/2012, a PEC do Diploma, que tramita na Câmara Federal.

Em entrevistas à imprensa, tanto Samira quanto Moacy Neves, presidente do Sinjorba, reforçaram o direito da sociedade a informações confiáveis, produzidas segundo rigorosos critérios de qualidade, responsabilidade e ética. E ressaltaram que defender a exigência do diploma nada tem a ver com corporativismo. Pelo contrário, é uma luta pela qualificação do jornalismo e dos jornalistas, entendendo a profissão como um dos pilares da democracia.

Financiamento do Jornalismo

No segundo dia do evento, a dirigente nacional dos jornalistas fez uma saudação aos participantes e falou sobre a luta da FENAJ pela criação de um fundo de fomento ao jornalismo, a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

“Defendemos o PL 2630, que trata da regulação das plataformas digitais, bem como a remuneração do conteúdo jornalístico pelas big techs. Mas vamos além: continuamos afirmando que é necessária uma política pública perene para financiar a produção jornalística com diversidade, pluralidade, inclusão e ampliação territorial”, disse Samira de Castro.