FENAJ, FNPJ e SBPjor discutem propostas com o MEC

773

Uma comissão formada por representantes da SBPJor, da FENAJ e do FNPJ reuniu-se nesta segunda-feira (11/07) com a coordenadora executiva da Reforma, professora Eunice Andrade Araújo, na sede do MEC, em Brasília, para prosseguir com o debate das contribuições das três entidades ao Anteprojeto de Lei do Ensino Superior que deve ser encaminhado ao Congresso até o fim do ano.

Também participou do encontro o diretor da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Mario Pederneiras, que recebeu das três entidades uma justificativa para que o curso de jornalismo tenha duração de 4 anos e que será encaminhada ao Conselho Federal de Educação para que seja transformada em resolução orientadora da abertura de todos os cursos.

As três entidades dos jornalistas defenderam que o percentual de disciplinas de formação humanística seja de 1/8 do currículo, que os cursos para a formação de jornalistas tenham a duração de quatro anos e uma carga horária mínima de 2700 h, que para serem consideradas universidades, as instituições de ensino mantenham pelos menos 2/3 do corpo docente em dedicação exclusiva, sendo que ao menos a metade deve ser de mestres e doutores, e que o curso de mestrado profissionalizante tenha pelo menos dois anos e defesa de dissertação.

Abertas inscrições para seminário da Reforma Universitária
A FENAJ, FNPJ e SBPJor realizarão, dia 18 de agosto, no Bristol Hotel, em Brasília um seminário nacional para debater as posições do campo do Jornalismo sobre a reforma universitária. Podem se inscrever todos professores, estudantes e profissionais interessados. A partir desta terça-feira, as três entidades distribuem um folder com a programação e ficha de inscrição no evento. Quem quiser participar deve preencher a ficha e devolve-la o mais rapidamente possível para a FENAJ.
Antecedendo o evento, os promotores estão estimulando as entidades sindicais, profissionais e de estudos dos jornalistas a realizarem eventos preparatórios nos estados. Veja a programação do Seminário:

Data – 18 de agosto – Local – Bristol Hotel (Brasília)
13h – credenciamento
14h – Abertura com o Ministro da Educação
14h30 às 17h – Painel “Formação Profissional e Qualidade de Ensino em Jornalismo: as implicações da Reforma Universitária” com representantes da FENAJ, FNPJ, SBPJor, Intercom, Compós, Abecom e Enecos
17h30 às 20h30 – Plenária 
Os dois documentos de contribuições já elaboradas pelas três entidades promotoras, além do Programa de Qualidade de Ensino da FENAJ, podem ser acessados emhttps://www.fenaj.org.br/educ.php.

Estágio acadêmico em jornalismo também estará em debate
No dia seguinte, 19 de agosto, também no Bristol Hotel, em Brasília, a FENAJ realiza seu Seminário Nacional de Avaliação dos Projetos de Estágio Acadêmico. Dirigido especialmente aos Sindicatos de Jornalistas, o evento, que é aberto a todos os interessados, pretende avaliar os estágios acadêmicos implantados no país e elaborar uma proposta para implementação nacional, a partir do Programa de Qualidade de Ensino.