FENAJ lança Campanha Salarial Nacional Unificada 2025: ‘Quem Informa o Brasil Somos Nós!’

6

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) deu início à Campanha Salarial Nacional Unificada das/os Jornalistas 2025, com o tema central “Quem informa o Brasil somos nós!”. A iniciativa busca fortalecer a luta da categoria por melhores condições de trabalho, valorização profissional e reajustes salariais justos. O lançamento acontece no mês do jornalista, cujo dia é celebrado em 7 de abril.

A campanha tem como objetivo geral garantir a valorização do trabalho jornalístico no Brasil. Entre os objetivos específicos, estão reajustes salariais que acompanhem a inflação e o aumento do custo de vida, melhoria das condições de trabalho e proteção contra a precarização da profissão, além do fortalecimento da luta sindical e da união dos jornalistas em todo o país.

“O tema reforça a importância do trabalho das e dos jornalistas para garantir o direito à informação de qualidade à população”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro. Ela acrescenta que o jornalismo profissional é o meio de acesso à informação com maior credibilidade entre os brasileirosa, segundo a pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker.

“E segundo pesquisa do Instituto Reuters, de 2023, 54% dos brasileiros confiam nas notícias que consomem, um dos índices mais altos do mundo. Mas para que esse trabalho continue sendo feito com qualidade, é fundamental valorizar os profissionais que informam o país!”, completa a dirigente sindical.

O secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ, Rafael Mesquita, destaca que além do tema nacional, a campanha contará com adaptações estaduais, como “Quem Informa São Paulo Somos Nós!” e “Quem Informa o Ceará Somos Nós!”, reforçando a identidade regional da mobilização.

Ações de impacto em todo o país

A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas promoverão diversas ações para ampliar o impacto da campanha, incluindo cartazes, banners e cards digitais com frases de impacto, como “Sem Jornalistas, Não Há Democracia!”, além de encontros para discutir a valorização do jornalismo e o impacto da desinformação na sociedade, assembleias regionais para definição das pautas salariais específicas em cada estado e um ato nacional simbólico com mobilização coletiva em diversas cidades, destacando a importância dos jornalistas para a democracia brasileira.

A campanha seguirá um planejamento estratégico ao longo do ano. Em fevereiro de 2025 houve a plenária sindical para aprovação da iniciativa. Em março, ocorrereu o desenvolvimento da identidade visual pela FENAJ e sindicatos. E em abril, será feito o lançamento oficial da campanha em âmbito nacional, com as mobilizações e eventos  realizados em diversas regiões do Brasil.

O secretário adjunto de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ, Thiago Tanji, reforça a importância da participação ativa dos jornalistas em todo o país. “A união da categoria é essencial para pressionar empregadores e garantir avanços nas negociações salariais. Acompanhe as redes sociais da FENAJ e dos sindicatos estaduais para mais informações sobre os próximos passos da nossa Campanha Salarial Nacional Unificada”, comenta.