FENAJ lança Guia da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024

58

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou, no dia 11 de março, o Guia sobre a Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024. Contando com a participação dos representantes de 24 Sindicatos filiados, o evento aconteceu de forma online, por meio da plataforma Zoom.

O guia foi elaborado pela Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ, com o objetivo de facilitar a implementação de ações da  campanha pelas entidades de base. Nele, os dirigentes sindicais encontrarão informações sobre o que é e como acontece uma campanha salarial nacional, quais os processos que envolvem a campanha e a importância da negociação coletiva.

De acordo com o secretário de Mobilização, Rafael Mesquita, a publicação digital abrange desde a compreensão do processo de campanha salarial integrada até a implementação de estratégias eficazes de negociação e mobilização. Além disso, há um QR Code para acesso a todos os materiais digitais de divulgação da Campanha, que tem como tema “Quem defende o Jornalismo valoriza as e os Jornalistas”.

“Com foco na valorização, reconhecimento e garantia de direitos dos trabalhadores do jornalismo brasileiro, o documento oferece orientações
detalhadas sobre como adaptar a pauta nacional às necessidades locais, a importância das estratégias de visibilidade da mobilização, a organização de eventos de lançamento e ações de mobilização, entre outros aspectos fundamentais para o sucesso da campanha”, destacou o dirigente.

De acordo com a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, desde a sua criação, em 1946, a Federação tem convocado os Sindicatos filiados para o objetivo comum de negociar condições salariais, benefícios e direitos trabalhistas. Agora, a entidade propõe que este esforço seja realizado de forma conjunta, com caráter nacionalizado.

“Essa união de forças visa impulsionar a resistência dos jornalistas
e ampliar sua capacidade de negociação diante das entidades patronais”, acrescentou a presidenta. Até o momento, quatro Sindicatos – Amazonas, Ceará, Distrito Federal e Tocantins – realizaram o lançamento local da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024.

Leia também:

Campanha Salarial Unificada: De norte a sul do país, jornalistas vão reivindicar valorização e direitos