A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), representada pela presidente Samira de Castro, participou da agenda do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) em Brasília, de 6 a 8 de dezembro, representando a Comissão Permanente do Direito Humano à Comunicação e Liberdade de Expressão.
A primeira atividade foi a 75ª Reunião Ordinária do Conselho. Samira fez uma fala sobre a Resolução Nº 16, que trata as garantias individuais e coletivas para o exercício da liberdade de imprensa (e foi provocada pela FENAJ), e sobre a Recomendação Nº 28, que trata da cobertura da mídia sobre o conflito entre Israel e a Palestina. Samira destacou, ainda, o uso persecutório da justiça contra jornalistas, citando o caso da condenação da repórter Schirlei Alves
A agenda prosseguiu com o seminário “Mudanças Climáticas e Violações dos Direitos Humanos”, na UnB, na quarta e quinta-feira (6 e 7/12) e com o ato político de posse da nova presidenta do CNDH, Marina Dermmam (do MST) e em comemoração aos 75 anos da Declaração Universal dos DH, ambos realizados no MDHC, na sexta-feira (8/12).