FENAJ participa de debate sobre estratégias para combater a violência contra a imprensa no Congresso da Abraji

10

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) participa nesta quarta-feira (10/07), em São Paulo, da mesa “No front da informação: estratégias para combater a violência contra a imprensa”, que integra a programação da trilha “Segurança de Jornalistas” no evento 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A atividade será realizada das 11h30 às 13h, na ESPM (sala C305 – 3º andar), com formato presencial e acessível.

A participação da FENAJ ocorre em um momento em que os ataques à imprensa se tornam sistemáticos. Segundo o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2024, publicado pela entidade, foram registrados 144 casos de violência contra jornalistas, com média de uma agressão a cada 2,5 dias, incluindo agressões físicas, assédio judicial, censura e ataques virtuais. A crescente violência de gênero e o uso abusivo do Judiciário para intimidar profissionais da imprensa estão entre as principais preocupações.

Durante a mesa, a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, vai apresentar os principais dados do relatório, abordar os impactos da violência na prática profissional e destacar as ações da entidade para enfrentar o problema. Entre elas, está o Protocolo de Atuação em casos de violência contra jornalistas, relançado este ano em parceria com os sindicatos da categoria. O documento estabelece diretrizes para acolhimento, denúncia, monitoramento e acompanhamento jurídico das vítimas.

“A violência contra jornalistas é um ataque direto à democracia. Nossa participação nesse debate reforça o compromisso da FENAJ com a defesa da liberdade de imprensa e da integridade física e psicológica dos profissionais de comunicação”, afirma  Samira de Castro.