
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) passa a integrar, a partir de agora, o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA). A XXIII assembleia geral ordinária (AGO) promovida virtualmente na manhã do sábado (18/03), pelo FNDCA, homologou de forma unânime a entrada da Federação no colegiado nacional de entidades.
Para a presidenta da FENAJ, jornalista Samira de Castro, a pauta é prioridade absoluta pois diariamente é destaque na imprensa nacional, apontando para a necessidade urgente de fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes no país.
“A morte de mais de 500 crianças Yanomami, a prostituição nos garimpos e nas rodovias federais, a violência e o abuso de sexual de ribeirinhos, quilombolas, indígenas, crianças, adolescentes e jovens da cidade e do campo precisa ser combatida veementemente. A FENAJ enquanto movimento social tem um papel importante para fortalecimento da rede nacional do FNDCA”, destacou Samira de Castro.
Os jornalistas Paulo Thadeu Franco das Neves e Érica Figueiredo, membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCAR), integrantes do Fórum Estadual e membros da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (SINJOPER), representam a FENAJ no fórum nacional.
“Estaremos, enquanto FENAJ, organizando uma oficina on-line com a participação de representantes dos Sindicatos filiados para alinhamos as ações de atuação da Federação no fórum nacional e no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente do país”, disse o jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, que participou da assembleia do FNDCA realizada virtualmente.
Na assembleia geral ordinária de sábado, além da FENAJ, as organizações Coletivo Mães na Luta, FEBRAEDA e FENAPESTALOZZI, passam a integrar o fórum nacional. A plenária elegeu a nova composição do Secretariado Nacional para gestão 2023/2025, composta pelas seguintes organizações e seus representantes: Secretaria Nacional – OAB. Ricardo Melo; Secretaria Adjunta – Lar Fabiano de Cristo. Norma Carvalho; Secretaria de Finanças – Inspetoria São João Bosco – Salesianos. Elaine Itacarambi; Secretaria de Articulação – Conselho Federal de Psicologia. Ana Luiza Castro; Suplentes: Vicente Falchetto (Maristas), Marco Antônio Soares (CNTE), Conselho Fiscal: FENAPAES – Marcia Carvalho, FENATIBREF – Sandra Barbosa, Pastoral do Menor – Sonia Amâncio, La Salle – Lucinei CECUP – Conceição Ferreira.
FNDCA – O objetivo do FNDCA, é manter constantemente a mobilização da sociedade civil na luta pela construção de uma sociedade que promova, proteja e garanta os direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros como previsto no Artigo 227 da Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, com prioridade absoluta e acima de distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias, aberta à cooperação com entidades governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, para consecução de seus objetivos.





